Efeito estufa

Você está aqui: Home / Ecologia / Efeito estufa

O efeito estufa recebeu esse nome porque apresenta o mesmo mecanismo das estufas agrícolas
O efeito estufa recebeu esse nome porque apresenta o mesmo mecanismo das estufas agrícolas

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

O Sol envia constantemente radiação solar ao nosso planeta. Parte dessa radiação é refletida de volta para o espaço e parte é absorvida pela Terra e irradiada na forma de calor. O gás carbônico, o metano, dióxido de nitrogênio, vapor d’água e as nuvens são responsáveis por formar uma barreira que permite a passagem da radiação solar e retém o calor irradiado. O nome desse processo é efeito estufa.

Ao permitir que o calor fique retido, os gases proporcionam o aquecimento da Terra. Esse fato é extremamente importante, pois permite que as formas de vida vivas hoje sobrevivam. Se não houvesse essa barreira de gases, a Terra teria uma temperatura muito baixa, em torno de - 18°C, que com toda a certeza levaria várias espécies à extinção.

?Observe a representação do efeito estufa. Os raios amarelos indicam a radiação do Sol e os vermelhos, o calor retido
Observe a representação do efeito estufa. Os raios amarelos indicam a radiação do Sol e os vermelhos, o calor retido

O efeito estufa recebe esse nome em razão de seu mecanismo ser o mesmo de uma estufa agrícola. Uma estufa de vidro permite que a luz entre, porém impede a passagem das ondas de calor. Isso faz com que ela permaneça aquecida.

Outro exemplo que podemos citar é um carro exposto ao sol. Você já percebeu o aumento da temperatura dentro de um carro após muito tempo ao sol? Isso se deve ao fato de que os vidros do carro impedem a passagem das ondas de calor, aquecendo-o. Se você permanecer nesse mesmo carro com os vidros trancados, sentirá um grande mal-estar em virtude das altas temperaturas. Imagine isso na Terra!

Muitos pesquisadores acreditam que o aumento da emissão dos gases-estufa, como o CO2, nas últimas décadas está aumentando o efeito estufa. Isso significa que a atividade humana pode estar causando um aumento na temperatura do planeta. Esse processo é conhecido como aquecimento global.

É importante salientar que basicamente todas as atividades humanas geram um aumento na produção de gases-estufa. As indústrias e a grande quantidade de carros nas ruas causam um acelerado aumento na quantidade de gás carbônico na atmosfera. As atividades pecuárias também são grandes vilãs, pois animais ruminantes eliminam uma ampla quantidade de gás metano.

Vale destacar que o aumento da temperatura pode levar a consequências graves, não só para os humanos, mas para todos os seres vivos. Pesquisadores acreditam que entre as principais consequências desse aumento de temperatura estão o derretimento das geleiras, aumento do nível dos mares, aumento de tempestades e furacões, desertificação e, consequentemente, extinção de diversas espécies de plantas e animais.

Apesar de alguns cientistas acreditarem que o aumento da temperatura é consequência das atividades humanas, outros acreditam que esse é um fenômeno natural do planeta.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: