Habitat e Nicho Ecológico

Você está aqui: Home / Ecologia / Habitat e Nicho Ecológico

O lobo-guará é um animal típico do Cerrado
O lobo-guará é um animal típico do Cerrado

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

Em Ecologia, conhecer alguns conceitos básicos é fundamental para entender as relações de um ser vivo com o ambiente em que ele vive. Dois desses conceitos que merecem destaque são o habitat e o nicho ecológico.

Habitat é um conceito bastante difundido e conhecido pela maioria das pessoas. Esse termo refere-se ao local onde determinada espécie vive no planeta, onde ela é capaz de encontrar seu alimento, reproduzir-se e desenvolver-se. De uma maneira simplificada, podemos dizer que o habitat nada mais é do que o “endereço” de determinado ser vivo.

Sabemos, por exemplo, que o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é um animal encontrado tipicamente no Cerrado. Analisando essa frase, podemos concluir que o habitat do lobo é o Cerrado, sendo esse o local onde ele consegue alimentar-se, reproduzir-se e desenvolver-se.

Quando falamos de nicho ecológico, estamos falando do papel de um determinado ser vivo no ecossistema. Isso quer dizer que o nicho refere-se às relações intra e interespecíficas estabelecidas por um organismo; suas taxas de natalidade, mortalidade e migração; todos os recursos necessários para a sua sobrevivência e assim por diante.

Ao falar, por exemplo, que o lobo-guará é um animal solitário e que se alimenta de pequenos animais e frutos, fazemos referência ao nicho ecológico dessa espécie. Assim como no caso do habitat, podemos fazer uma analogia dizendo que o termo nicho ecológico refere-se à “profissão” de um ser vivo.

O nicho ecológico pode ainda ser dividido em dois tipos: nicho fundamental e nicho efetivo. O primeiro se refere às condições e recursos necessários para que uma espécie possa existir, considerando-se, nesse caso, um ambiente livre de inimigos naturais e de competição interespecífica. No nicho efetivo, por sua vez, temos condições e recursos necessários para a sobrevivência de uma espécie, mas considera-se a presença de competidores e também de predadores.

Resumindo:

Habitat = Local onde determina espécie vive. Exemplo: O habitat do leão é a savana.

Nicho ecológico = Papel de determinada espécie no ecossistema. Exemplo: O leão alimenta-se de herbívoros.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: