Pegada ecológica

Você está aqui: Home / Ecologia / Pegada ecológica

A pegada ecológica avalia o impacto produzido por nós no planeta
A pegada ecológica avalia o impacto produzido por nós no planeta

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Pegada ecológica é um método que avalia os padrões de consumo de uma pessoa, cidade ou país e a capacidade ecológica de nosso planeta. Isso quer dizer que, analisando a pegada ecológica, é possível perceber se nosso planeta suporta ou não o estilo de vida que levamos.

Quando a pegada ecológica foi criada?

O termo pegada ecológica foi criado na década de 1990 por William Rees e Mathis Wackernagel, que lançaram um livro sobre a importância da sustentabilidade. O objetivo dos pesquisadores era mensurar as marcas que deixamos no planeta para conseguir sustentar nosso estilo de vida.

Como a pegada ecológica é calculada?

Para calcular a pegada ecológica, os pesquisadores analisam os diferentes territórios produtivos do planeta (pastagens, oceanos e florestas, por exemplo), as formas de consumo, as tecnologias utilizadas, tamanho populacional, entre outros dados importantes. Somam-se, então, as áreas necessárias para fornecer os recursos naturais que serão utilizados, as áreas construídas e os locais necessários para absorver os poluentes gerados pelas ações humanas.

Com todos os dados, é possível converter o consumo em áreas medidas por hectare. Observa-se, portanto, que a pegada ecológica verifica a quantidade de área necessária para produzir o que os seres humanos precisam e para absorver os resíduos gerados.

De uma maneira geral, observa-se que áreas mais industrializadas possuem uma pegada maior, pois realizam um consumo que vai além daquela região, adquirindo recursos de várias partes do planeta. Sociedades menos industrializadas e comunidades tradicionais, por exemplo, apresentam uma menor pegada ecológica.

Como o cálculo da pegada ecológica pode ajudar o planeta?

Ao calcular a pegada ecológica, é possível perceber como o homem está utilizando os recursos naturais e se o planeta consegue ou não se recuperar dessa utilização. Apesar de não funcionar como uma predição do futuro, a pegada ajuda a visualizar como uma área está sendo utilizada, dando uma ideia de perdas futuras caso o padrão de consumo permaneça. Assim sendo, a pegada pode nos ajudar a criar medidas para garantir que nossas necessidades não excedam a capacidade dos ecossistemas.

Como diminuir minha pegada ecológica?

A nossa pegada ecológica depende do estilo de vida que levamos. A forma como nos alimentamos, os produtos que compramos e como nos locomovemos em nossa cidade são alguns pontos importantes quando avaliamos nosso impacto na Terra.

Para diminuir nossa pegada, devemos reavaliar nossos hábitos diários e adotar estilos de vida que ajudem o meio ambiente. O primeiro deles é evitar o consumismo, comprando apenas o que realmente é necessário. Além disso, podemos consumir menos água e energia, diminuir a utilização de carros, preferindo sempre meios de transporte públicos, bicicleta ou até mesmo uma caminhada, produzir menos lixo, reaproveitar e reciclar produtos, entre outras atitudes que podem fazer a diferença.

Como calcular minha pegada?

A pegada ecológica pode ser calculada por meio de uma calculadora virtual disponível na página da WWF. Para acessar a calculadora, clique aqui!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: