Poluição da água

Você está aqui: Home / Ecologia / Poluição da água

A poluição da água por esgoto é muito comum em todo o mundo.
A poluição da água por esgoto é muito comum em todo o mundo.

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

A poluição da água é um problema grave e comum nas grandes cidades que afeta diretamente a espécie humana e outros seres vivos. Essa poluição pode ser definida como qualquer alteração nas características químicas, físicas e biológicas da água que cause prejuízos à saúde, segurança e bem-estar da população e do meio ambiente.

A poluição hídrica pode ser química, física ou biológica. A química pode ocorrer por dois tipos de poluentes: os biodegradáveis, que podem ser decompostos, e os persistentes, que permanecem no ambiente e nos seres vivos por um longo período de tempo. A poluição física pode ser classificada em térmica, que é resultado do lançamento de água aquecida, e em poluição por resíduos sólidos. Por fim, a poluição biológica é aquela provocada pela contaminação por organismos patogênicos, tais como bactérias, vírus, protozoários e vermes.

Entre os fatores responsáveis pela poluição das águas, a falta de saneamento básico destaca-se. Como não existe rede de esgoto de qualidade em muitas regiões do nosso país e do mundo, os resíduos de casas e até mesmo da indústria são lançados sem nenhum tratamento nas águas de rios e córregos, causando poluição química, física e, muitas vezes, biológica.

O esgoto doméstico, produzido nas nossas atividades diárias, representa um grande perigo, pois normalmente contém micro-organismos que podem causar doenças. Quando a água poluída apresenta organismos patogênicos, dizemos que ela está contaminada.

Outro problema comum diz respeito aos lixões e aterros sanitários, que frequentemente afetam as águas subterrâneas e comprometem o abastecimento de água nas cidades. O chorume, produzido durante a decomposição do lixo, contém alta concentração de material orgânico, micro-organismos, além de metais pesados, o que impede a água de ser consumida.

Outros problemas estão comumente envolvidos com a poluição hídrica, como a chuva ácida, a mineração, a agricultura e até mesmo a navegação.

Para saber se a água está própria para o consumo, a legislação ambiental estabelece parâmetros químicos, físicos e biológicos que devem ser analisados antes da liberação para consumo. As empresas responsáveis pelo abastecimento das grandes cidades preocupam-se, por exemplo, em observar a cor, o pH, o sabor, o odor e se há a presença de coliformes.

A água é um bem valioso e extremamente necessário para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Infelizmente, a poluição tem diminuído a quantidade de água disponível para as pessoas de nosso planeta, sendo cada diz mais difícil encontrar água límpida e não contaminada.

Apesar de não sermos capazes de controlar toda a água do planeta, podemos exigir fiscalização rigorosa, além de tomarmos atitudes conscientes, como não jogar lixo nos rios ou em áreas próximas a eles. A poluição é um problema de toda a população e cabe a nós fazer a nossa parte.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: