Poluição do solo

Você está aqui: Home / Ecologia / Poluição do solo

O descarte incorreto de substâncias pode levar à poluição do solo
O descarte incorreto de substâncias pode levar à poluição do solo

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

A poluição dos solos é um tema pouco explorado, mas gera graves problemas, assim como a poluição do ar e da água. Ela acontece pela deposição, armazenamento, acúmulo, injeção, aterramento ou infiltração de produtos, no estado sólido, líquido ou gasoso, que provocam alterações na composição natural do solo, ou seja, provocam mudanças nas suas características físicas, químicas e biológicas.

Por muito tempo, acreditou-se que o solo poderia receber de forma ilimitada resíduos de nossas atividades e substâncias tóxicas, funcionando como um filtro natural. Esse conceito errôneo fez com que por vários anos a superfície terrestre recebesse substâncias sem nenhum tipo de tratamento, o que gerou graves problemas, muitos deles irreversíveis.

O solo normalmente é poluído pela ação do homem, mas processos naturais também podem causar esse transtorno. A urbanização, aterros sanitários, agricultura, pecuária e mineração são exemplos de práticas humanas que agridem o solo. Como exemplos de fontes de poluição natural, podemos citar os maremotos, terremotos e as atividades vulcânicas.

Os poluentes do solo podem ser diversos, assim como seus efeitos. Dependendo da substância que entra em contato com o solo, podem ser desencadeados problemas como a inviabilização da sobrevivência de plantas e animais, alterações do ciclo do nitrogênio e desenvolvimento de doenças na população.

Acredita-se que a principal causa de poluição dos solos seja o uso de agrotóxicos, usados na agricultura para diminuir o número de pragas que destroem plantações. Esses produtos, muitas vezes lançados sem nenhum controle, são capazes de contaminar organismos, serem incorporados à cadeia alimentar e, consequentemente, gerar desequilíbrios ambientais.

Além do uso de agrotóxicos, outro tipo de poluição que se destaca é a destinação inadequada de esgoto doméstico. Além de provocar a poluição do solo, esses produtos desencadeiam a contaminação, isto é, a presença de organismos capazes de provocar doenças em seres humanos e em outros animais.

O lixo descartado de maneira inadequada também pode provocar poluição do solo. Lixo tóxico e até mesmo radioativo pode ser lançado sem o menor tratamento, provocando doenças, danos ao ambiente e contaminando até mesmo os lençóis freáticos.

Para solucionar o problema da poluição do solo, é fundamental que sejam realizadas fiscalizações constantes com o objetivo de diminuir o despejo inadequado de resíduos. Além disso, é importante que sejam criados aterros sanitários, que a coleta seletiva e a reciclagem sejam realizadas e que as atividades agropecuárias sejam controladas, diminuindo-se principalmente o uso de fertilizantes e agrotóxicos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: