Teia alimentar

Você está aqui: Home / Ecologia / Teia alimentar

As relações de alimentação podem ser representadas por cadeias e teias alimentares
As relações de alimentação podem ser representadas por cadeias e teias alimentares

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Sabemos que a cadeia alimentar é uma representação linear da relação de alimentação existente entre os organismos de um determinado ecossistema. Nela encontramos produtores e consumidores ocupando, cada um, um nível trófico diferente.

Os produtores são aqueles organismos que são capazes de produzir seu próprio alimento, tais como plantas e algas. Já os consumidores são aqueles seres que necessitam alimentar-se de outros seres para obter energia. Os consumidores são chamados de primários quando se alimentam de produtores, de secundários quando se alimentam de consumidores primários e assim por diante.

Observe o exemplo a seguir:

Planta → Rato → Cobra → Gavião

Nesse caso, consideramos a planta como produtora, o rato como um consumidor primário, a cobra como consumidor secundário e o gavião como consumidor terciário. Entretanto, sabemos que, em um ecossistema, pode acontecer de um ser vivo ocupar diferentes níveis tróficos em momentos diferentes e que várias cadeias podem cruzar-se. O conjunto de todas as cadeias alimentares interligadas de um ecossistema é chamado de teia alimentar.

Observe a seguinte teia alimentar:

Observe a teia alimentar esquematizada acima
Observe a teia alimentar esquematizada acima

Veja que na teia acima alguns organismos podem ocupar diferentes níveis tróficos dentro do ecossistema. O leão, por exemplo, pode atuar tanto como consumidor secundário quanto como consumidor terciário, a depender da cadeia analisada. Percebe-se, portanto, que temos várias cadeias diferentes formando uma única teia.

Analisando uma teia alimentar, podemos perceber que as relações tróficas de um ecossistema são muito mais complexas do que aquelas demonstradas em uma única cadeia. Com a teia alimentar, temos uma visão mais ampla do ecossistema, sendo possível visualizar, assim, todas as diferentes cadeias que estão conectadas.

Observe que na teia alimentar, assim como nas cadeias alimentares, os decompositores não estão representados. Como eles atuam em todos os níveis tróficos, sua representação é mais complexa.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: