Embriologia e reprodução humana

Home Embriologia e reprodução humana

A fecundação é o processo em que o espermatozoide consegue fertilizar o óvulo
A fecundação é o processo em que o espermatozoide consegue fertilizar o óvulo

Curtidas

0

por Vanessa

25 Aug 2014

Compartilhe:

A gravidez é algo sublime e, com certeza, o sonho da grande maioria das mulheres. Entretanto, apesar de muitas pessoas acreditarem que a gravidez é bastante simples, diversos processos estão envolvidos até que aquele zigoto desenvolva-se e forme um novo ser. A parte da Biologia que estuda o desenvolvimento de um novo organismo desde a fertilização até o momento do nascimento é chamada de Embriologia.

Para que ocorra uma gestação, é necessário inicialmente que um espermatozoide fecunde um ovócito secundário, formando o zigoto. Posteriormente, diversas divisões (mitoses) ocorrem, aumentando assim o número de células. Cerca de seis a oito dias depois, ocorre a implantação, processo conhecido como nidação. Após essa implantação, dizemos que a mulher está gravida.

O período de desenvolvimento de um bebê humano dura, em média, 40 semanas, contando a partir do momento do primeiro dia da última menstruação. Durante esse período, diversas modificações ocorrem tanto no corpo do bebê em formação como no corpo da mulher que espera por essa criança, que terá que ser paciente com todas as mudanças em seu organismo.

Entretanto, vale destacar que nem sempre o corpo da mulher está preparado para receber uma gestação, por isso ele dificulta ou impede a implantação do embrião. Algumas vezes também alguma doença ou outros fatores podem fazer com que o desenvolvimento do embrião não ocorra de modo adequado, o que pode levar à interrupção da gravidez. Quando a interrupção ocorre até a vigésima semana, dizemos que houve um aborto.

Apesar de ser um momento que muitos esperam, nem todos sentem vontade de ter filhos ou ainda não possuem uma situação financeira e psicológica adequada. Sendo assim, é bastante importante conhecer todas as maneiras de evitar uma gestação indesejada e também de se proteger contra doenças transmitidas sexualmente.

Nessa seção realizaremos um estudo maravilhoso do processo de desenvolvimento embrionário e analisaremos todas as etapas da reprodução humana, desde a fecundação até o momento do parto, dando também um enfoque diferenciado aos problemas que podem surgir durante a gestação e dicas de como enfrentar essa fase mágica com muita saúde. Também apresentaremos dicas importantes para aqueles que desejam evitar uma possível gravidez.

Aproveite nossa seção e conheça mais sobre a reprodução humana!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

25 Aug 2014

Compartilhe: