Diafragma

Você está aqui: Home / Embriologia e reprodução humana / Diafragma

O diafragma é um método contraceptivo que deve ser colocado na região do colo do útero
O diafragma é um método contraceptivo que deve ser colocado na região do colo do útero

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

Um método contraceptivo é uma técnica que previne a gravidez, sendo, portanto, fundamental para o planejamento familiar. O método mais adequado depende de cada paciente, que deve avaliar os seus efeitos colaterais, a dificuldade de consegui-los e de manuseá-los.

O diafragma é um método contraceptivo de barreira que, apesar de ter sido descrito em 1880, ainda não é amplamente usado em nosso país. Ele possui um anel flexível recoberto por uma membrana de silicone ou látex que é colocado no colo do útero.

Em virtude de seu formato de cúpula, ao ser colocado no interior da vagina, o diafragma cobre o colo do útero e impede a passagem do espermatozoide. Apesar de ser uma técnica simples, é necessário que um médico faça uma medição para determinar qual é o diafragma mais adequado para a paciente, uma vez que existem diversos tamanhos. É importante destacar que a medida do diafragma pode mudar após o parto, abortos e quando a mulher apresenta ganho ou perda de peso acentuados.

É fundamental que a paciente aprenda a colocar e a retirar o diafragma para evitar o uso incorreto do produto e uma possível diminuição da eficácia. Ela deverá aprender a reconhecer onde está localizado o colo do útero para, posteriormente, avaliar se o diafragma está recobrindo toda essa área. Percebe-se, portanto, que a paciente deve ter total conhecimento de seu corpo.

Para uma maior eficiência, é recomendado que esse método seja utilizado com um espermaticida. Essa substância deve ser colocada na região côncava do diafragma até que atinja sua metade. O diafragma deve ser colocado minutos ou horas antes da relação sexual e sua retirada deve ser feita após pelo menos seis horas, porém nunca deve exceder o período de 24 horas. Após o coito, é importante evitar duchas vaginais.

A limpeza do diafragma é fundamental para evitar infecções. Após o uso, lembre-se sempre de lavá-lo com sabão neutro e água, secá-lo e polvilhar com amido de milho. Deixe-o sempre em seu estojo próprio e verifique frequentemente se ele não apresenta nenhuma fissura ou furo.

O diafragma é um método que apresenta alguns benefícios, tais como a prevenção contra algumas cervicites e possivelmente contra o câncer do colo do útero. Entretanto, esse contraceptivo é desaconselhado para mulheres virgens, que apresentam alergia ao látex ou alterações anatômicas. É importante frisar que esse método pode aumentar os riscos de infecção urinária e corrimento.

IMPORTANTE: Após a aquisição do diafragma indicado pelo seu médico, marque outra consulta para que ele verifique a medida. É muito importante que ele avalie se você está colocando o diafragma corretamente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: