Gastrulação

Você está aqui: Home / Embriologia e reprodução humana / Gastrulação

O desenvolvimento embrionário é formado por várias etapas diferentes
O desenvolvimento embrionário é formado por várias etapas diferentes

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Durante o desenvolvimento embrionário, diversas modificações ocorrem, desde a formação do zigoto até a formação completa de um novo ser. Logo após a segmentação, inicia-se a fase de gastrulação, que acontece durante a terceira semana de gestação.

A gastrulação é uma etapa importante do desenvolvimento embrionário, pois é nessa fase que ocorrem o crescimento e a diferenciação das células para formação dos três folhetos germinativos (ectoderma, mesoderma e endoderma). Esses folhetos são responsáveis por originar órgãos e tecidos do embrião.

A gastrulação inicia-se com a formação da chamada linha primitiva na superfície do epiblasto, uma região de células localizada acima da blastocele. Essa linha, que torna possível identificar o eixo embrionário do embrião, é formada pelo aumento e migração das células do epiblasto em direção ao plano mediano do disco embrionário.

A linha surge em direção à região cefálica do embrião até se encontrar com o nó primitivo. Enquanto isso ocorre, surge na linha um sulco que se encontra com um sulco presente no nó primitivo, denominado de fosseta primitiva.

Após a formação dos sulcos, inicia-se a invaginação das células do epiblasto e formam-se os três folhetos germinativos. As células invaginadas deslocam o hipoblasto, que passa a ser chamado de endoderma. As células localizadas entre o epiblasto e o endoderma formam o mesoderma, e aquelas que ainda fazem parte do epiblasto formam o ectoderma.

Além da formação da linha primitiva, durante a gastrulação surgem a placa precordal e a notocorda, duas estruturas muito importantes. As células mesenquimais saem do nó e da fosseta primitiva e formam o processo notocordal. Este adquire um canal notocordal e cresce até a placa precordal, uma região onde o endoderma e ectoderma estão firmemente ligados. A notocorda surge através da transformação do processo notocordal.

Durante toda a fase de gastrulação, o embrião é chamado de gástrula.

Atenção: É importante destacar que a terceira semana de desenvolvimento é uma etapa que requer muita atenção por parte da gestante, uma vez que nesse estágio são comuns lesões que causam más-formações. Infelizmente, muitas vezes a mulher não sabe que está grávida nessa fase e faz uso de álcool e outras substâncias que podem alterar o desenvolvimento embrionário, acarretando assim problemas graves ao bebê em formação. Ao descobrir uma gravidez, é fundamental procurar imediatamente um médico.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: