A gravidez e seus acontecimentos

Home / Embriologia e reprodução humana / A gravidez e seus acontecimentos

Conhecer os acontecimentos da gravidez ajuda a viver esse momento com mais intensidade
Conhecer os acontecimentos da gravidez ajuda a viver esse momento com mais intensidade

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

A gravidez é um momento mágico e único que merece toda atenção por parte da mulher e de todos que estão a sua volta. Durante as 40 semanas da gestação, muita coisa acontece tanto no embrião quanto no corpo da mulher. Conhecer cada etapa da gravidez é importante para tomar certos cuidados e compreender se o desenvolvimento do bebê está acontecendo adequadamente.

Nos primeiros meses, todo cuidado é pouco, uma vez que no primeiro trimestre ocorrem os mais importantes acontecimentos no corpo do embrião, tais como a formação dos órgãos. Nessa fase os riscos de aborto são grandes, assim como os de má-formação pelo uso de substâncias indevidas. Sendo assim, é importante iniciar o pré-natal o mais rápido possível.

Já o segundo trimestre caracteriza uma fase mais calma da gestação, uma vez que aqueles sintomas desagradáveis, como enjoos e vômitos, tendem a diminuir. Nessa fase o bebê sofre menos com substâncias que podem causar más-formações e a barriga já começa a crescer. É a hora ideal para aproveitar a gravidez.

No terceiro trimestre, a mãe começa a sentir-se mais pesada, uma vez que o bebê vai aumentando de peso. Nesse período final da gravidez, a mãe passa a lutar novamente contra os desconfortos, principalmente porque o bebê começa a pressionar alguns órgãos. É comum que a mulher apresente dificuldades para dormir, urine com frequência e haja algum inchaço nas pernas e braços.

Durante toda a gravidez a mulher deve preocupar-se com sua alimentação e saúde. O acompanhamento pré-natal é essencial. Atividades físicas também são recomendados na grande maioria dos casos, entretanto, é sempre bom consultar um médico antes de iniciar os exercícios.

Nesta seção você saberá mais a respeito do que está acontecendo com o corpo da gestante e do bebê a cada mês de gestação. Também enfocaremos os cuidados que devem ser tomados e dicas para enfrentar cada acontecimento da gravidez com muita saúde e disposição.

Boa leitura!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: