Genética

Home / Genética

É no DNA que encontramos a informação genética de cada organismo
É no DNA que encontramos a informação genética de cada organismo

Curtidas

0

por Vanessa

29 Aug 2014

Compartilhe:

A Genética é a parte da Biologia responsável por estudar a transmissão e a expressão dos genes no organismo e a diversidade genética observada nos indivíduos da mesma espécie e de espécies diferentes. Observa-se, portanto, que é uma matéria fundamental para o entendimento de todas as áreas da Biologia, uma vez que é a base de tudo.

Com o entendimento de que existiam “fatores” - posteriormente chamados de genes - que determinavam as características dos organismos, a maneira de pensar a Biologia mudou. A descoberta de Gregor Mendel, em 1865, foi, sem dúvidas, o ponto inicial e a maior contribuição para essa parte da Biologia, apesar de ter sido ignorada por anos. Sem apresentar conhecimento a respeito dos cromossomos e eventos como meiose e mitose, Mendel conseguiu perceber em seus trabalhos com ervilhas que existiam fatores responsáveis pela hereditariedade.

Antes do trabalho de Mendel, muitas hipóteses foram propostas para tentar explicar a hereditariedade. A mais conhecida delas é a de que existiam pequenos animais no interior dos espermatozoides, que foram chamados de animálculos. No homem, essa miniatura ficou conhecida como homúnculo. Segundo a hipótese, conhecida como teoria da pré-formação, o óvulo seria o local para o desenvolvimento do homúnculo, que apenas crescia em tamanho.

Somente no século XIX os pesquisadores entenderam o mecanismo de fecundação e a ideia de gametas surgiu. Com isso, ficou mais claro o entendimento de que eram esses gametas que levavam as características hereditárias e assim foi possível avançar nos estudos genéticos, que agora estavam com os olhos voltados para essas células.

Muitas pessoas consideram que a Genética só começou a existir a partir de 1900 com os trabalhos de Hugo de Vries, Carl Correns e Erich von Tschermak-Seysenegg. Os três biólogos apresentaram trabalhos diferentes, porém com resultados semelhantes. Esses resultados e conclusões eram semelhantes também àquelas propostas por Mendel, redescobrindo, assim, o trabalho desse autor e passando a considerá-lo como o “pai da Genética”.

Muitos avanços surgiram a partir dessa descoberta e, apesar de essa ciência apresentar um pouco mais de 100 anos, muito já se sabe a respeito dos mecanismos hereditários. Entretanto, vale destacar que a Genética é uma área ainda rica em descobertas e em constante crescimento.

Nesta seção estudaremos as principais descobertas científicas nos campos da Genética e a evolução dessa ciência, dando enfoque principalmente a temas atuais como terapia gênica e transgênicos. Ensinaremos também os conceitos básicos de Genética de uma maneira simples e de fácil entendimento para todos.

Esperamos que você compreenda e admire cada dia mais essa importante parte da Biologia. Bons estudos!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

29 Aug 2014

Compartilhe: