Alelos múltiplos ou polialelia

Você está aqui: Home / Genética / Alelos múltiplos ou polialelia

O sistema ABO é um caso de alelos múltiplos
O sistema ABO é um caso de alelos múltiplos

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Ao estudar as características das ervilhas analisadas por Mendel, observamos a presença de apenas dois alelos para uma determinada característica. Apesar de muitos caracteres presentes na natureza apresentarem apenas dois alelos, comumente genes apresentam mais de duas formas alélicas (polialelia ou alelos múltiplos).

O que são alelos múltiplos ou polialelia?

Polialelia, ou alelos múltiplos, é o nome dado ao fenômeno em que os genes possuem mais de duas formas alélicas, ou seja, uma mesma característica pode ser determinada por três ou mais alelos (formas alternativas de um gene).

O sistema ABO, um exemplo de polialelia

O exemplo de polialelia mais conhecido são os diferentes grupos sanguíneos. Como todos sabem, existem na nossa espécie indivíduos que possuem sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O.

Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes para um único gene: IA, IB e i. O alelo IA é responsável pela presença do antígeno A na hemácia; o alelo IB é responsável pela presença do antígeno B, e o alelo i é responsável pela ausência desse antígeno. Os alelos IA e IB exercem dominância sobre o alelo i, mas entre IA e IB existe um caso de codominância.

Os três alelos existentes nos grupos sanguíneos permitem a existência de seis diferentes genótipos para os quatro fenótipos encontrados na população. Veja abaixo os genótipos e fenótipos dos grupos sanguíneos:

IAIA, IAi – Sangue A

IBIB, IBi – Sangue B

IAIBSangue AB

ii – Sangue O

Polialelia em coelhos

Outro caso comum de polialelia é observado em coelhos, pois há diferentes genótipos para determinar a cor do pelo. Em coelhos, é possível observar quatro cores diferentes de pelo: o aguti, chinchila, himalaia e albino.

O coelho aguti ou selvagem apresenta pelagem marrom ou cinza escuro. O chinchila, por sua vez, apresenta pelo cinza prateado. Já o himalaia apresenta pelos brancos e algumas regiões escuras, como patas e focinho. Por fim o albino é completamente branco.

Toda essa diferente cor de pelagem é determinada por quatro alelos diferentes: C, cch, ch e ca. Nesse caso, existe a seguinte relação de dominância: Aguti (C) exerce dominância sobre chinchila, himalaia e albino; chinchila (cch) exerce dominância sobre himalaia e albino; himalaia (ch) exerce dominância sobre albino; albino ( ca) é recessivo, ou seja, só se expressa aos pares. Sendo assim, os genótipos para os diferentes tipos de coelho são:

CC, Ccch, Cch, Cca Aguti ou selvagem

cchcch, cchch, cchcaChinchila

chch, chcaHimalaia

cacaAlbino


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: