Diferença entre genótipo e fenótipo

Você está aqui: Home / Genética / Diferença entre genótipo e fenótipo

A cor roxa das flores representa o fenótipo desse organismo
A cor roxa das flores representa o fenótipo desse organismo

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina. Entre esses conceitos, estão o genótipo e o fenótipo, termos criados em 1909, por Wilhelm Ludvig Johannsen (1857-1927), que representam características genéticas, físicas, morfológicas e comportamentais de um organismo.

Genótipo

O genótipo pode ser definido como a constituição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de genes recebidos do pai e da mãe. São esses genes, juntamente às influências do meio, que determinarão o fenótipo de um ser.

Quando dizemos que um organismo possui genes recessivos e dominantes ou que um indivíduo é homozigoto ou heterozigoto, fazemos referência ao seu genótipo. As características genotípicas podem ser descobertas analisando-se o fenótipo ou os descendentes de um indivíduo.

O genótipo de um organismo não pode ser alterado, diferentemente de um fenótipo. Isso acontece porque o fenótipo sofre influência do meio, o que não ocorre com o genótipo.

Fenótipo

Quando observamos o fenótipo, estamos falando das características morfológicas, fisiológicas e até mesmo comportamentais de um indivíduo. Essas características são resultado da expressão dos genes e também das ações do meio ambiente.

Como exemplo de características fenotípicas, podemos citar a cor das flores, a cor do pelo de um animal, a cor dos cabelos de uma pessoa, entre outros. Características não visíveis, mas verificáveis, como o tipo sanguíneo de uma pessoa, também são características fenotípicas.

As características fenotípicas, como dito anteriormente, dependem das ações ambientais. Dois irmãos gêmeos que vivem em localidades diferentes, por exemplo, podem ter tonalidades de pele diferenciadas, uma vez que a radiação solar influencia diretamente a produção de melanina, afetando a cor da pele.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: