Diferença entre homozigoto e heterozigoto

Você está aqui: Home / Genética / Diferença entre homozigoto e heterozigoto

Os cromossomos possuem os genes responsáveis por nossas características
Os cromossomos possuem os genes responsáveis por nossas características

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Os cromossomos são filamentos espiralados de cromatina, uma substância formada pela associação entre, principalmente, DNA e proteínas denominadas de histonas. São os cromossomos que abrigam os nossos genes.

Denominamos de homólogos aqueles cromossomos semelhantes que estão presentes aos pares nas células somáticas, ou seja, nas células diploides. Nesse par de cromossomos, encontramos os genes alelos, que são genes que ocupam o mesmo lugar (locus) em cada cromossomo.

 

 

Os genes alelos exercem função sobre a mesma característica, mas nem sempre estão relacionados com o mesmo aspecto. O gene pode estar relacionado, por exemplo, com a cor da semente de uma planta, mas, em um cromossomo, um alelo pode determinar a cor amarela e, no outro cromossomo, pode determinar a cor verde. Percebe-se, portanto, que apesar de influenciar a cor, ambos os alelos não determinam a mesma cor. A expressão de uma determinada característica está relacionada com a relação de dominância e recessividade de determinado alelo.

Quando encontramos cromossomos homólogos com alelos diferentes, denominamos o indivíduo de heterozigoto. Nesses casos, na gametogênese, são formados dois gametas diferentes: um com alelo recessivo e outro com alelo dominante.

Algumas vezes, no entanto, os cromossomos homólogos apresentam genes alelos que determinam o mesmo aspecto, ou seja, o mesmo alelo ocorre em dose dupla. Nesses casos, na gametogênese, são produzidos gametas de apenas um tipo, que podem ser dominantes ou recessivos. O indivíduo que apresenta essa característica é chamado de homozigoto.

Assim sendo, podemos diferenciar um indivíduo heterozigoto de um homozigoto analisando seus alelos. Se os alelos nos cromossomos homólogos são iguais, dizemos que se trata de um homozigoto. Se os alelos forem diferentes, o indivíduo é heterozigoto.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: