Histologia Animal

Home / Histologia Animal

O tecido muscular é um dos tipos de tecido estudados na histologia
O tecido muscular é um dos tipos de tecido estudados na histologia

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:

Sabemos que os seres vivos são formados por células. Aqueles que apresentam apenas uma célula são chamados de unicelulares, enquanto aqueles que apresentam várias células recebem a denominação de multicelulares ou pluricelulares. Esses últimos apresentam frequentemente células semelhantes que trabalham em conjunto, formando tecidos, que são o objeto de estudo da histologia (histo = tecido; logia = estudo).

Nos animais encontramos quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso. Estes apresentam ainda alguns subtipos como veremos a seguir.

O tecido epitelial apresenta células justapostas, ou seja, bastante unidas, e que apresentam pouca ou nenhuma substância intercelular. Esse tipo de tecido é encontrado formando a pele, revestindo órgãos internos e constituindo as glândulas. Ele pode ser dividido em dois tipos básicos: glandular e de revestimento.

O tecido conjuntivo, diferentemente do epitelial, apresenta grande quantidade de substância intercelular e, consequentemente, células bem separadas. Normalmente nessa substância são encontradas fibras colágenas, elásticas e reticulares. Os principais tipos de tecido conjuntivo observados nos animais são o propriamente dito, cartilaginoso, ósseo, sanguíneo, linfático, hematopoético e adiposo.

O tecido muscular caracteriza-se por sua grande capacidade de contração graças à presença de células musculares que possuem filamentos de miosina e actina. O tecido muscular pode ser classificado em três tipos: o estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado.

Por fim temos o tecido nervoso, que é responsável por perceber e responder tanto a estímulos internos como a externos. Ele forma o sistema nervoso dos animais, que, nos vertebrados, é composto por encéfalo, medula espinhal, nervos e gânglios. Suas principais células são os neurônios e gliócitos.

Nesta seção aprofundaremos no estudo da histologia, conhecendo profundamente os diversos tipos de tecido animal e suas peculiaridades, além, é claro, de entender o funcionamento e a importância de cada um para o equilíbrio do nosso corpo e de outros animais.

Boa leitura e divirta-se!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: