Linfócitos

Você está aqui: Home / Histologia Animal / Linfócitos

<p>O vírus HIV destrói o linfócito T<sub>4</sub>, comprometendo a defesa do organismo</p>

O vírus HIV destrói o linfócito T4, comprometendo a defesa do organismo

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

O sangue é constituído por dois tipos de células: os eritrócitos ou glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio, e os leucócitos ou glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Existem vários tipos de leucócitos, como os linfócitos, que correspondem a cerca de 20% a 30% do total de leucócitos.

Características dos linfócitos

Os linfócitos apresentam um núcleo grande e esférico, surgem inicialmente na medula óssea e são responsáveis pela resposta imunitária do organismo. Alguns migram para o timo e diferenciam-se em células T, e os que permanecem e amadurecem na medula diferenciam-se em células B. Essa diferenciação contribui para o aumento da resposta imune do organismo, pois cada linfócito possui receptores específicos em suas membranas e são responsáveis por reconhecer o antígeno (agente ou substância desconhecida) que lhes é apresentado e efetuar a defesa.

  • Células T ou linfócitos T: após a passagem pelo timo, eles se dirigem para o sistema linfático, onde serão capazes de combater os antígenos. Os linfócitos T dividem-se, funcionalmente, em linfócitos T auxiliares ou helpers (LTh), linfócitos T citotóxicos (LTc) e linfócitos T supressores (Lts).

  • Células B ou linfócitos B: a partir da medula, migram para os tecidos linfáticos, onde se diferenciam em plasmócitos e, caso entrem em contato com algum antígeno, passam a produzir anticorpos.

Curiosidade: O vírus causador da AIDS atua no organismo humano infectando os linfócitos T4. Esse processo resulta na destruição desses linfócitos, comprometendo, assim, a defesa do organismo, o que pode levar o doente à morte em decorrência de outras infecções.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: