Tecido cartilaginoso

Você está aqui: Home / Histologia Animal / Tecido cartilaginoso

O tecido cartilaginoso pode ser encontrado em diversas partes do nosso corpo, incluindo-se o pavilhão auditivo
O tecido cartilaginoso pode ser encontrado em diversas partes do nosso corpo, incluindo-se o pavilhão auditivo

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo que se caracteriza por apresentar uma quantidade elevada de fibras colágenas e elásticas. Essas fibras estão imersas em uma matriz intercelular que apresenta uma consistência de borracha e garante elasticidade e rigidez ao tecido.

No nosso corpo, encontramos cartilagem na região da orelha, nariz, brônquios, traqueia, articulações e discos intervertebrais. Esse tecido apresenta como funções principais a sustentação e o auxílio na movimentação, além de ser fundamental para o crescimento dos ossos.

As células jovens encontradas nesse tecido recebem o nome de condroblastos e são as responsáveis pela produção da substância intercelular. Quando maduras, diminuem de tamanho e passam a se chamar condrócitos. Essas células possuem formato arredondado, apresentam núcleo esférico e são encontradas em lacunas que se formaram em decorrência da deposição da matriz intercelular.

Esse tecido não apresenta vasos sanguíneos e, portanto, é considerado um tecido avascular. Todos os nutrientes e o oxigênio chegam às células por meio de difusão a partir dos vasos encontrados no tecido que as reveste, o chamado pericôndrio, um tipo de tecido conjuntivo denso. Além de revestir, o pericôndrio possui uma porção que permite a diferenciação de suas células em condroblastos, o que garante o crescimento da cartilagem. Além de não possuírem vasos sanguíneos, a cartilagem não apresenta nervos.

Podemos classificar a cartilagem em três tipos básicos: hialina, fibrosa e elástica. A cartilagem hialina é a precursora de grande parte do que será o sistema esquelético, sendo gradativamente substituída por osso. Caracteriza-se por ser translúcida, com uma matriz com quantidade moderada de fibras colágenas. Ela é encontrada no nariz, traqueia, brônquios e ligando as costelas ao esterno.

Observe esse corte da cartilagem hialina e os condrócitos em suas lacunas. Setas: Condrócitos
Observe esse corte da cartilagem hialina e os condrócitos em suas lacunas. Setas: Condrócitos

A cartilagem fibrosa apresenta fibras de colágeno densas e células dispostas em fileiras. Essa cartilagem apresenta-se menos flexível e elástica que a hialina. É encontrada formando o disco intervertebral e na sínfise pubiana.

Por fim, temos a cartilagem elástica, que, como o nome sugere, é a mais elástica de todas. Essa característica é determinada pela grande quantidade de fibras elásticas encontradas em sua matriz. Esse tipo de cartilagem é encontrado no pavilhão auditivo, epiglote e laringe.

Curiosidade: Os peixes cartilaginosos apresentam seu esqueleto constituído por cartilagem durante toda a sua vida, diferentemente de nós, humanos, que possuímos esqueleto formado por cartilagem apenas na fase embrionária. Vale lembrar que no homem algumas partes permanecem formadas somente por cartilagem durante toda a vida, como é caso do nariz.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: