Tecido Conjuntivo

Você está aqui: Home / Histologia Animal / Tecido Conjuntivo

O tecido cartilaginoso corresponde a um tecido conjuntivo, ele pode ser encontrado no pavilhão auditivo
O tecido cartilaginoso corresponde a um tecido conjuntivo, ele pode ser encontrado no pavilhão auditivo

Curtidas

0

por Mariana

Compartilhe:

O tecido conjuntivo é responsável pela sustentação de outros tecidos, preenchimento de espaços entre órgãos, defesa do organismo e também nutrição. Por este motivo, é encontrado em diversas regiões do corpo. Suas células apresentam-se imersas na matriz: substância sintetizada por elas, constituída por uma camada fibrosa e pela substância fundamental amorfa. A consistência desta substância varia para cada tipo de tecido. São eles:

1- TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO: Sustenta e nutre tecidos avasculares. Possui fibras, que podem ser constituídas por colágeno (resistentes à tração), elastina (resistentes e elásticas), ou colágeno associado a glicoproteína (fibras reticulares, menos resistentes). Pode ser do tipo:

1.1- Frouxo: Possui poucas fibras; preenche espaços no corpo não ocupados por outros tecidos, envolvem nervos, músculos, vasos sanguíneos e linfáticos.

1.2- Denso: Com grande concentração de fibras, faz parte da constituição dos tendões, ligamentos e cápsulas que cobram órgãos, como o baço. Pode ser do tipo:

1.2.1- Denso modelado: As fibras são grossas, e se encontram paralelas entre si; é mais resistente.

1.2.2- Denso não modelado: As fibras se encontram posicionadas em diferentes ângulos, de acordo com a forma do órgão no qual faz parte; é menos resistente.

2- TECIDOS CONJUNTIVOS ESPECIAIS

2.1- Tecido adiposo: Tipo especial de tecido conjuntivo frouxo. É responsável pelo armazenamento de gordura, e consequentemente energia, nas células adiposas, também chamadas de adipócitos. Auxilia, também, na proteção contra choque mecânicos, preenchimento de espaços entre órgãos internos, e no isolamento térmico.

2.2- Tecido cartilaginoso: Firme e flexível, sustenta, reveste articulações e auxilia no crescimento de ossos longos. É o único tecido conjuntivo sem vasos sanguíneos. As cartilagens podem ser:

2.2.1- Cartilagem hialina: Poucas fibras colágenas.

2.2.2- Cartilagem elástica: Fibras colágenas e elásticas, entrelaçadas. Possui grande elasticidade.

2.2.3- Cartilagem fibrosa: Muitas fibras colágenas. Mais resistente.

2.3- Tecido ósseo: Auxilia na sustentação do corpo, na sua movimentação, na reserva de cálcio para o organismo, e proteção de órgãos vitais. Na sua constituição, há fibras colágenas, glicoproteínas e fosfato de cálcio, conferindo coesão e rigidez.

2.4- Tecido hematopoiético: Responsável pela produção de células sanguíneas, estando presente na medula óssea vermelha, baço, timo e linfonodos.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Curtidas

0

por Mariana

Compartilhe: