Tecido muscular

Você está aqui: Home / Histologia Animal / Tecido muscular

O tecido muscular está dividido em três tipos distintos
O tecido muscular está dividido em três tipos distintos

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Os tecidos musculares são responsáveis pela locomoção, movimentação e contração de alguns órgãos e estruturas do corpo. Suas células, alongadas, são denominadas fibras musculares, ou miócitos; e são altamente contráteis.

Quando nos alimentamos de carne, a maior parte do que ingerimos é oriunda deste tecido, que corresponde a aproximadamente 40% da massa corporal de um mamífero.

Este tecido está dividido em:

- Tecido muscular estriado esquelético: As fibras, muito compridas, se encontram unidas aos ossos, e também sob a pele do rosto e no abdome. Possuem vários núcleos e se apresentam com estrias longitudinais e transversais. De movimentação voluntária, é encontrado nos membros e em diversas outras regiões do corpo, sendo ele o tecido muscular predominante no corpo dos vertebrados.

- Tecido muscular estriado cardíaco (ou miocárdio): As fibras, unidas entre si por estruturas denominadas discos intercalares, possuem um ou dois núcleos centrais, se apresentam estriadas e também ramificadas. Esse tecido é encontrado somente no coração, justificando seu nome. Apresenta movimentação involuntária, rápida e rítmica.

- Tecido muscular liso (ou não estriado, ou visceral): As fibras musculares se apresentam com um único núcleo, sem estrias transversais, e com as extremidades afiladas. Contraem-se involuntariamente, e de forma lenta. Este tecido é encontrado nas artérias, intestinos, dentre outras regiões.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: