Tecido nervoso

Você está aqui: Home / Histologia Animal / Tecido nervoso

O neurônio é uma célula do tecido nervoso responsável pela transmissão do impulso nervoso
O neurônio é uma célula do tecido nervoso responsável pela transmissão do impulso nervoso

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

De origem ectodérmica, o tecido nervoso possui a principal função de receber informações do meio externo e interno, processá-las e enviar respostas a órgãos e glândulas. É graças a esse tecido que conseguimos ler este texto e compreendê-lo.

O tecido nervoso possui pouca substância intercelular e é composto principalmente por dois tipos celulares: os neurônios e as células da glia, também chamadas de gliócitos.

Os neurônios, também chamados de células nervosas, são os responsáveis pela transmissão do impulso nervoso. Essas células apresentam três partes básicas e distintas: o corpo celular, dendritos e axônio.

É no corpo celular que se encontram as organelas e o núcleo. Dentre as organelas celulares encontradas no corpo celular, podemos citar o retículo endoplasmático, ribossomos, complexo golgiense, mitocôndrias e lisossomos. O retículo endoplasmático somado aos ribossomos está relacionado com a grande síntese proteica e forma a anteriormente chamada substância de Nissl.

É a partir do corpo celular que partem dois prolongamentos denominados de dendritos e axônios. Os dendritos são prolongamentos ramificados que apresentam organelas assim como o corpo celular, não apresentando apenas o complexo golgiense. Eles estão relacionados com a captação do impulso nervoso.

O axônio é um prolongamento longo responsável por levar o impulso nervoso a uma célula muscular, uma glândula ou outro neurônio. Eles não possuem complexo golgiense e ribossomos.

É importante destacar que em um neurônio o impulso nervoso sempre seguirá o sentido dendrito, corpo celular e axônio.

Além dos neurônios, o tecido nervoso é composto pelas células da glia, que compreendem os astrócitos, oligodendrócitos, microgliócitos e células ependimárias. Os astrócitos possuem forma de estrela e estão relacionados principalmente com a nutrição dos neurônios. Os oligodendrócitos estão relacionados com a formação da bainha de mielina em torno do axônio, permitindo assim uma condução mais rápida do impulso nervoso. Os microgliócitos estão relacionados com a proteção do sistema nervoso através da realização de fagocitose. Por fim temos as células ependimárias, que possuem a função de revestir as cavidades do encéfalo, bem como o canal da medula.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: