Origem do universo e da vida

Home Origem do universo e da vida

A teoria do Big Bang tenta explicar a origem do universo
A teoria do Big Bang tenta explicar a origem do universo

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

28 Aug 2014

Compartilhe:

Uma das perguntas mais intrigantes da Biologia é: Como tudo começou? A origem da vida e do próprio planeta ainda hoje é motivo de discussão entre muitos pesquisadores. Várias teorias foram criadas, porém, nenhuma foi definitivamente comprovada.

A teoria mais aceita para o surgimento do universo é a do Big Bang, que afirma que a matéria estava concentrada em um ponto e, em virtude de uma perturbação, esse material teria expandido-se, dando origem a todo o Universo. A Terra teria surgido graças à aglomeração de poeira, rochas e gases que estavam distribuídos ao redor do Sol.

A respeito da origem da vida, muitas pesquisas foram feitas para que se chegasse às respostas que temos hoje. Inicialmente se acreditava que a vida poderia surgir de matéria inanimada e, apesar de hoje ser claro para a maioria de nós que a vida só pode surgir de outra preexistente, nem sempre essa premissa foi aceita.

Diante da afirmação de que a vida surge apenas de outra vida, uma nova pergunta surgiu: Como a primeira partícula viva apareceu? Para responder a essa pergunta, existe atualmente diversas teorias. A mais aceita afirma que a vida surgiu nos oceanos primitivos a partir de moléculas orgânicas que se formaram a partir de compostos inorgânicos (Teoria de Evolução Química). Para confrontar essa teoria, existe outra que afirma que a vida ou elementos precursores vieram do espaço através de cometas e meteoros (Teoria da Panspermia).

Fato é que, apesar de a vida ter surgido há 3,5 bilhões de anos, ainda faltam muitas respostas para entendermos como realmente isso ocorreu. Entretanto, vamos tentar ajudar na compreensão de como ocorreu a evolução do pensamento e das pesquisas no sentido de descobrir a origem do universo e da vida. Nesta seção você encontrará diversas hipóteses e conhecerá diversos pesquisadores que tentam esclarecer um dos maiores mistérios da Biologia.

Boa leitura!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

Comentários

por Vanessa

28 Aug 2014

Compartilhe: