Índice de Massa Corporal — IMC

Você está aqui: Home / Saúde e bem-estar / Índice de Massa Corporal — IMC

Controlar o peso é importante para evitar diversas doenças
Controlar o peso é importante para evitar diversas doenças

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

É cada vez maior a preocupação da população com o peso. Esse fato não diz respeito apenas à estética, e sim ao aumento contínuo de doenças relacionadas com a obesidade, tais como hipertensão arterial, AVC, aterosclerose e diabetes mellitus.

Um dos métodos mais conhecidos e recomendados para reconhecer e classificar a obesidade em adultos é o Índice de Massa Corporal (IMC), também chamado de Índice de Quetelet. Esse índice adotado pela Organização Mundial de Saúde faz uma relação entre o peso atual do paciente e sua altura. Veja a fórmula usada:

IMC = Peso atual (kg) / altura2(m2)

Imagine uma pessoa de 1,70 m de altura e que atualmente está pesando 70kg. Para calcular seu IMC, você deve realizar a seguinte conta:

IMC= 70/1,702

IMC= 70/ 2,89

IMC= 24,22

Feito o cálculo, é preciso analisar uma tabela para saber se a pessoa está acima do peso indicado para a sua altura ou não. Através desse cálculo, é possível perceber se o paciente também está muito abaixo do peso. Observe a tabela a seguir e veja se a pessoa do nosso exemplo está no peso adequado.

Apesar de ser o índice mais utilizado, o IMC apresenta algumas falhas. O principal problema é que ele não indica a distribuição da gordura no corpo, um fator primordial para avaliar o sobrepeso. Além desse problema, o IMC não consegue indicar a relação entre massa gorda e magra. Sendo assim, pessoas muito musculosas podem ser interpretadas erroneamente como obesas, por exemplo. Percebe-se, portanto, que analisar dados como a massa gordurosa corporal, sua distribuição e as taxas de colesterol é um fator importante para o diagnóstico e classificação da obesidade.Percebemos, portanto, que o valor de 24,22 é considerado normal, estando a pessoa, portanto, dentro das medidas consideradas adequadas para a sua altura. É importante frisar que, quanto maior o valor do IMC, maiores são as chances da ocorrência de problemas cardíacos, hipertensão e diabetes.

Atenção: Uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos diminuem o risco de obesidade e problemas relacionados com essa doença. Controlar o peso não é apenas uma questão estética, mas um sinal de que você se ama e preocupa-se com sua saúde. Cuide-se!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: