Alimentação saudável

Você está aqui: Home / Saúde e bem-estar / Alimentação saudável

Uma alimentação saudável pode ser a chave para evitar diversas doenças
Uma alimentação saudável pode ser a chave para evitar diversas doenças

Curtidas

0

por Vanessa

06 Nov 2014

Compartilhe:

O aumento do consumo de fast food e alimentos industrializados é um dos grandes vilões da atualidade. Além disso, a correria do dia a dia e as mudanças do estilo de vida da população estão contribuindo diretamente para a baixa qualidade da alimentação. Problemas como obesidade e doenças cardíacas são cada vez mais frequentes e possuem relação direta com a falta de uma alimentação saudável.

Uma alimentação saudável frequentemente é confundida com comer muito. Entretanto, uma alimentação saudável está muito mais relacionada com a variedade e qualidade do que está sendo ingerido do que com a quantidade. As nossas refeições devem obedecer às necessidades do nosso organismo, contendo, portanto, todos os nutrientes necessários, tais como vitaminas, proteínas, lipídios e carboidratos.

Outro ponto importante para ter uma alimentação saudável é a regularidade das refeições. O ideal é comer de três em três horas, sendo assim, devemos realizar as seguintes refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

A seguir você encontrará algumas dicas de como ter uma alimentação mais saudável:

- Evite frituras e alimentos muito gordurosos. Alimentos assados, cozidos e grelhados são mais saudáveis.

- Inclua três porções de leite e derivados na sua dieta. Prefira produtos lácteos desnatados.

- Coma pelo menos uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.

- Evite bebidas alcoólicas, refrigerantes e outras bebidas industrializadas.

- Não cozinhe os legumes excessivamente, pois eles podem perder nutrientes importantes.

- Inclua na sua dieta diária seis porções do grupo dos cerais, tubérculos e raízes.

- Beba, no mínimo, dois litros de água por dia.

- Consuma alimentos ricos em fibras para reduzir o colesterol e melhorar o funcionamento do intestino. Como exemplo de alimentos ricos em fibras, podemos citar as leguminosas, frutas e cereais e vegetais folhosos, como o alface. É importante comer diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras e três porções de frutas.

- Coma arroz e feijão pelo menos cinco vezes por semana, pois assim terá uma alimentação com todos os tipos de proteínas necessários para o corpo.

- Diminua a quantidade de sal nos alimentos. Uma boa dica é caprichar nos temperos como alho e cebola para melhorar o sabor. Evite também alimentos industrializados com muito sal.

- Evite consumir balas e doces de maneira excessiva.

- Monte pratos coloridos que estimulem o consumo.

- Coma devagar e em ambientes agradáveis.

É importante ressaltar que uma alimentação saudável não se baseia em comidas “menos gostosas”. O ponto chave para ter uma alimentação de qualidade é comer de tudo, porém na quantidade certa. Sendo assim, evite realizar dietas restritivas, que, com certeza, colocarão sua saúde em risco.

Atenção: Um adulto necessita de 1800 a 2500 calorias diárias. A necessidade de energia para cada pessoa varia de acordo com o estilo de vida e com o sexo.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

06 Nov 2014

Compartilhe: