Efeitos nocivos do sol

Você está aqui: Home / Saúde e bem-estar / Efeitos nocivos do sol

O uso de protetores solares, óculos escuros e guarda-sóis é recomendado para diminuir os efeitos do sol
O uso de protetores solares, óculos escuros e guarda-sóis é recomendado para diminuir os efeitos do sol

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

O litoral brasileiro é bastante extenso e está entre os mais bonitos de todo o mundo. Suas lindas praias atraem diversos turistas todos os anos, principalmente porque, além das belas paisagens, vivemos em um país tropical. O sol, apesar de parecer muito atrativo nesses casos, pode desencadear uma série de problemas graves.

A pele, sem dúvidas, é a parte do nosso corpo que mais sofre com os efeitos nocivos do sol. O surgimento de manchas, queimaduras e alergias em decorrência da falta da proteção adequada é bastante comum. Apesar desses problemas passarem rápido, anos de exposição sem proteção podem desencadear o surgimento de rugas e a perda da elasticidade da pele, causando o envelhecimento precoce.

Além disso, o surgimento do câncer de pele também está relacionado com a exposição ao sol. A radiação UV, ao atingir a pele desprotegida, pode provocar mutações no DNA das células e fazer com que transformações malignas ocorram. Índices de câncer de pele são altos no Brasil e acometem principalmente pessoas de pele mais clara.

Existem três tipos de câncer de pele, todos relacionados, entre outros fatores, à exposição solar inadequada durante a vida: carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. O carcinoma basocelular é o mais comum e não causa metástase. O carcinoma espinocelular é o segundo mais comum e provoca metástase. O melanoma, por sua vez, é o mais grave e possui o maior potencial para produzir metástase dos três tipos citados.

Vale destacar que não é somente a pele que sofre com o sol. Nossos cabelos, ao serem expostos diariamente ao calor, sofrem ressecamento e até mudança de coloração. Fazer uso de leave in com protetor solar pode ajudar a evitar esses efeitos. Além disso, nossos olhos também podem sofrer com a exposição, que pode causar até mesmo lesões oculares.

Para proteger-se dos problemas causados pelo sol, seguem algumas dicas:

- Evite ao máximo se expor ao sol nos períodos entre 10 e 16 horas, pois, nesse momento, o nível de radiação é muito alto;

- Use sempre protetor solar, independentemente se o dia está ou não nublado. Atenção especial deve ser dada ao fator de proteção e às recomendações do fabricante. Crianças possuem protetores criados especialmente para elas;

- Lembre-se de aplicar o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas;

- Sempre que possível faça uso de bonés e chapéus. Nas praias e clubes, o uso de guarda-sóis pode ser uma boa solução;

- Use óculos escuros com lentes de qualidade;

- Em razão da capacidade de refletir os raios solares, os cuidados devem ser redobrados em locais com neve e areia branca.

Atenção: Apesar de causar diversos problemas, como visto no texto, é essencial que todas as pessoas tenham contato com o sol. Ele é responsável pela síntese de vitamina D, que está diretamente relacionada com o fortalecimento dos ossos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: