Importância do uso correto dos antibióticos

Você está aqui: Home / Saúde e bem-estar / Importância do uso correto dos antibióticos

O uso correto dos antibióticos evita o surgimento de superbactérias
O uso correto dos antibióticos evita o surgimento de superbactérias

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

Os antibióticos são produtos naturais ou sintéticos que causam a morte ou impedem o crescimento de bactérias. Quando causam a morte desses organismos, recebem o nome de bactericidas; quando inibem seu crescimento, são chamados de bacteriostáticos.

O primeiro antibiótico da história foi a penicilina, descoberta por Alexander Fleming de maneira acidental. Esse pesquisador deixou culturas de bactérias expostas e saiu de férias. Ao retornar, percebeu que fungos haviam crescido no material e impedido a atividade da bactéria Staphylococcus aureus. A descoberta de antibióticos foi, sem dúvidas, um grande avanço na medicina, mas o uso inadequado e descontrolado levou a sérios problemas.

O principal problema causado pelo uso incorreto de antibióticos é a resistência bacteriana, que impede que esses medicamentos combatam determinadas cepas. Esse problema desencadeou o surgimento das “superbactérias”, que são imunes a um grande número de antibióticos e capazes de levar a desastrosos surtos de infecção hospitalar, desencadeando, consequentemente, a morte de várias pessoas.

O uso incorreto de antibióticos normalmente é realizado por pacientes que acreditam que já estão curados e, por isso, interrompem o tratamento com o fim dos sintomas. Isso colabora para a seleção das bactérias mais resistentes, que ainda não haviam sido mortas pelo medicamento, o que faz com que elas se reproduzam e piorem a infecção. Como as bactérias sobreviventes são mais resistentes, o tratamento torna-se mais complicado.

Além do abandono do tratamento, o paciente muitas vezes faz uso do antibiótico sem obedecer aos horários adequados e às doses recomendadas pelo médico ou dentista. Outro problema bastante comum é a automedicação e a prescrição médica inadequada. Esse último caso acontece quando o médico realiza o diagnóstico incorreto ou recomenda esse medicamento sem a necessidade de um tratamento tão agressivo.

Diante do apresentado, fica clara a importância de se usar antibióticos de maneira adequada. A seguir, veja algumas dicas para garantir o uso correto desse medicamento:

→ Não utilize antibióticos sem prescrição médica ou de um dentista. Lembre-se: O medicamento utilizado por um amigo nem sempre será o mesmo indicado para você;

→ Não utilize medicamentos vencidos;

→ Siga de maneira correta os horários determinados pelo médico ou dentista, bem como a dose por eles estipulada;

→ Pergunte sempre ao médico ou dentista se o medicamento deve ser tomado antes ou após refeiçoes. Os antibióticos são remédios que podem causar sérios efeitos colaterais se não utilizados adequadamente;

→ Nunca interrompa um tratamento;

→ Não faça uso de bebidas alcoólicas concomitantemente com antibióticos. Alguns tipos de antibióticos podem provocar diversos efeitos colaterais e até mesmo a morte.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: