Qual é a quantidade ideal de água que devemos ingerir diariamente?

Você está aqui: Home / Saúde e bem-estar / Qual é a quantidade ideal de água que devemos ingerir diariamente?

Pessoas que praticam atividades físicas necessitam de uma maior quantidade de água
Pessoas que praticam atividades físicas necessitam de uma maior quantidade de água

Curtidas

0

por Vanessa

19 Jan 2016

Compartilhe:

Quem duvida que a água é necessária para a nossa saúde? Essa substância é responsável por realizar reações químicas, transportar substâncias pelo organismo, regular nossa temperatura, além de garantir a proteção de algumas estruturas, como é o caso do líquido cefalorraquidiano, formado principalmente por água.

Apesar de conhecer os benefícios, muitas pessoas não sabem ao certo a quantidade de água ideal que devemos tomar diariamente para que haja um equilíbrio entre o que foi perdido e o que foi consumido. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que pelo menos dois litros de água sejam ingeridos em um dia, o que equivale a seis a oito copos desse líquido. Entretanto, essa quantidade é a mínima recomendada e não deve ser tomada como quantidade ideal para todos os indivíduos, pois cada um possui um metabolismo único e pratica atividades diferentes no dia a dia.

Existem estudos que indicam médias ideais para homens e mulheres em cada faixa etária. Segundo esses estudos, um bebê de até seis meses deve ingerir 0,7 litro de água por dia, quantidade que está presente no leite. Homens com idade entre 14 e 18 anos necessitariam de 2,6 litros. Mulheres precisariam de 1,8 litro. A partir dos 19, homens e mulheres necessitariam de 2,2 litros de água. Alguns médicos defendem ainda que sejam ingeridos 35 ml de água para cada quilo de massa que uma pessoa apresenta. Entretanto, assim como a recomendação do Ministério da Saúde, nos dois casos, não são considerados outros fatores importantes da rotina de cada pessoa.

Entre os principais fatores que devem ser avaliados quando o assunto é ingestão de água, destacam-se idade, sexo, peso, tamanho, presença de problemas de saúde, atividades físicas realizadas e estação do ano. Esses pontos são importantes porque, dependendo da época do ano, por exemplo, a perda de água pelo suor é maior e o corpo necessita de uma maior reposição. Além disso, uma pessoa que corre vários quilômetros por dia, por exemplo, gasta mais água do que uma pessoa sedentária.

Assim sendo, não existe uma fórmula exata da quantidade de água necessária para cada pessoa, sendo esse um assunto delicado e bastante individual. Entretanto, não há dúvidas sobre sua importância para o organismo. O mínimo recomendado deve ser sempre ingerido e, quando ocorrer uma perda excessiva, seja pelo calor, seja por problemas gastrointestinais, como vômitos, ela deve ser reposta. Vale destacar ainda que, em pessoas com problemas renais, por exemplo, o excesso de água pode ser prejudicial, sendo necessária orientação médica.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

19 Jan 2016

Compartilhe: