Zoologia

Home / Zoologia

A zoologia engloba o estudo de todos os animais
A zoologia engloba o estudo de todos os animais

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

Zoologia (zoo = animal e logia = estudo) é a parte da Biologia que estuda os animais, ou seja, que se volta para os organismos pertencentes ao Reino Animalia. Esse reino é o mais diversificado de todos e apresenta mais de 1 milhão de espécies descritas, sem contar aquelas ainda desconhecidas pelo homem.

Esses seres distribuem-se pelos mais variados ambientes e apresentam representantes de vida aquática, terrestre e até parasitas. A forma de alimentação também é bastante diversificada, podendo ser encontrados, por exemplo, animais herbívoros, carnívoros, onívoros e saprófagos.

Todos os animais são seres eucarióticos, ou seja, apresentam células com núcleo delimitado pelo citoplasma. Além dessa característica, não existem animais unicelulares, sendo, portanto, todos multicelulares. Os animais também apresentam como característica primordial a nutrição heterotrófica. Isso quer dizer que nenhum organismo pertencente a esse reino consegue produzir seu alimento, retirando sempre sua energia de fontes externas de matéria orgânica.

Muitas pessoas agrupam os animais em dois grandes grupos: os vertebrados e os invertebrados. Os vertebrados, tradicionalmente, são aqueles que possuem coluna vertebral e caixa craniana, enquanto os invertebrados são aqueles que não a possuem.

Didaticamente, podemos dividir o Reino Animalia em nove filos principais, apesar de existirem cerca de 35 filos diferentes. Os principais filos animais são Porifera, Cnidaria, Platyhelminthes, Nematoda, Mollusca, Annelida, Arthropoda, Echinodermata e Chordata. Esse último é aquele em que nós, humanos, estamos classificados.

Nesta seção, apresentaremos as características principais de cada grupo de animais e traremos também informações interessantes sobre algumas espécies. Você aprenderá mais sobre a fisiologia, anatomia, comportamento e evolução de cada filo e descobrirá como a Zoologia pode ser fascinante.

Boa leitura e divirta-se conhecendo mais sobre o Reino Animalia!


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: