Ácaros

Você está aqui: Home / Zoologia / Ácaros

Os ácaros são animais do grupo dos aracnídeos
Os ácaros são animais do grupo dos aracnídeos

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Os ácaros são aracnídeos pertencentes à subclasse Acari. Possuem quelíceras, que variam muito de uma espécie para outra, quatro pares de patas quando adultos e não apresentam antenas. Podem ser classificados em duas ordens dentro da subclasse Acari, Parasitiformes e Acariformes, e apresentam mais de 30 mil espécies diferentes.

Esses artrópodes apresentam órgãos capazes de receber estímulos sensoriais, além de ocelos, uma espécie de olho. São de pequena dimensão, com tamanho que varia entre 0,2 e 0,33 mm, e servem de alimento para aranhas, insetos e até mesmo outros ácaros.

Onde os ácaros vivem?

Os ácaros são encontrados em diferentes habitat, tais como solo, plantas, pelos de animais, poeira, água e até mesmo a pele humana. Demodex folliculorum e o Demodex brevis são as duas espécies encontradas na pele dos homens. O primeiro é encontrado em poros e folículos pilosos, e o D. brevis é encontrado em glândulas sebáceas. O ácaro Demodex folliculorum está relacionado com a formação de cravos na pele.

Os ácaros também podem ser encontrados no nosso lar, em locais como almofadas, colchões, travesseiros e tapetes. Nesses locais, esses animais encontram poeira, restos de comida e pele, além de um ambiente escuro e quente ideal para o seu desenvolvimento.

Do que os ácaros se alimentam?

Assim como o local em que vivem, a forma de alimentação também é variada. Existem ácaros que se alimentam de vegetais, pequenos artrópodes, fungos e até mesmo excrementos. Existem ainda as espécies que vivem em nosso corpo, alimentado-se das escamas de pele que liberamos.

Os ácaros podem causar danos à saúde humana?

Os ácaros que vivem em poeira domiciliar são os principais responsáveis por danos à saúde dos seres humanos, uma vez que podem provocar reações alérgicas em pessoas que possuem problemas respiratórios, tais como asma e rinite. Esses animais vivem, principalmente, em colchões, cobertores, tapetes, cortinas e almofadas, sendo necessário sempre expor esses objetos ao sol e utilizar o aspirador de pó para diminuir a incidência desses organismos.

Além das alergias, ácaros também são responsáveis por outros problemas de saúde. A espécie Sarcoptes scabie, por exemplo, é um tipo de ácaro responsável pela escabiose ou sarna, uma doença contagiosa que provoca coceira intensa na pele. Além dessa espécie, devemos citar novamente o Demodex folliculorum, que está relacionado com a formação de cravos.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: