Água-viva

Você está aqui: Home / Zoologia / Água-viva

As águas-vivas locomovem-se por contrações do corpo ou sendo levadas pelas correntes marítimas
As águas-vivas locomovem-se por contrações do corpo ou sendo levadas pelas correntes marítimas

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe:

As águas-vivas, ou medusas, são animais marinhos pertencentes ao filo Cnidaria, classe Scyphozoa. O corpo tem a forma de um sino margeado por tentáculos e apresenta uma organização simples, havendo uma cavidade gastrovascular central com uma única abertura que atua como boca e ânus. A parede é formada pela epiderme (derivada da ectoderme) e pela gastroderme (derivada da endoderme), intercaladas por um material gelatinoso chamado de mesogleia.

→ Locomoção

A locomoção ocorre por contrações do corpo graças às células mioepiteliais ligadas ao sistema nervoso que agem como músculos. Elas também podem ser levadas pelas correntes marítimas.

→ Sistema nervoso

Apresentam uma rede nervosa bem desenvolvida com uma mancha ocelar sensível à luz, um estatocisto que auxilia na direção dos movimentos e duas fossetas sensitivas, provavelmente quimiorreceptoras, que auxiliam na identificação do alimento.

Muitos indivíduos são predadores e capturam suas presas com seus tentáculos. Estes possuem células, os cnidócitos, que atuam tanto na defesa quanto na caça. Essas células possuem uma cápsula, o nematocisto, que se abre assim que o cnidócito é tocado. Dentro dessa cápsula há um filamento enrolado com uma ponta que se desenrola e penetra na pele da presa ou de um possível predador, injetando uma toxina capaz de paralisar e matar pequenos animais. Alguns indivíduos também se alimentam de organismos planctônicos que entram em seu corpo.

A digestão é intra e extracelular, e seu sistema digestório é incompleto, pois possui apenas uma cavidade que atua como boca e ânus.

→ Difusão

Não possuem sistema circulatório, respiratório e excretor. Como o organismo possui poucas camadas de células, o transporte de substâncias ocorre por meio de difusão.

→ Reprodução

Os sexos são iguais e separados. A reprodução ocorre por alternância de gerações, ou seja, a reprodução assexuada alterna-se com a sexuada, em um ciclo em que há também alternância entre as formas pólipo (assexuada) e medusa (sexuada).

Curiosidades

⇒ Muitas medusas são bioluminescentes;

⇒ Em algumas espécies, a toxina produzida é mais potente que a peçonha de algumas cobras.

Deve-se evitar nadar onde há uma grande concentração de águas-vivas, pois a toxina produzida por elas pode provocar irritações semelhantes a queimaduras e até reações alérgicas fortes, que podem levar a óbito.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: