Artrópodes

Você está aqui: Home / Zoologia / Artrópodes

O escorpião é um animal artrópode
O escorpião é um animal artrópode

Curtidas

0

por Mariana

06 Sep 2014

Compartilhe:

O Filo Arthropoda abriga animais triblásticos, com pouco celoma, simetria bilateral e com sistema digestório completo. Além disso, seus representantes apresentam metameria, sendo chamado de tagma o conjunto de dois ou mais metâmeros fundidos. A formiga, por exemplo, possui três tagmas: cabeça, tórax e abdome. Já a aranha, dois: cefalotórax e abdome.

Formiga e aranha, animais que possuem metâmeros fundidos
Formiga e aranha, animais que possuem metâmeros fundidos

Esses seres vivos possuem coração, vasos sanguíneos e hemocele. Eles também têm sistema muscular desenvolvido. Os artrópodes apresentam cefalização, e órgãos sensoriais bem desenvolvidos (não nos esquecendo dos olhos compostos e antenas). Alguns representantes, ainda, são dotados de asas.

Uma das principais características dos artrópodes, no entanto, é o fato de apresentarem corpo articulado, coberto por esqueleto externo, ou exoesqueleto. Constituído predominantemente por quitina, ele fornece uma proteção extra a esses animais, e ponto de apoio para os músculos.

O exoesqueleto desses animais é secretado pela epiderme, e periodicamente é substituído por um novo, em um fenômeno chamado muda, ou ecdise. Inicialmente ele se apresenta flexível, tornando-se rígido com o tempo.

No intervalo compreendido entre a muda e seu enrijecimento, o animal é capaz de aumentar de tamanho, de forma rápida, geralmente em alguns minutos ou poucas horas. Depois, seu crescimento cessa, até que uma nova muda ocorra. Veja o gráfico:

Gráfico demonstrando a evolução do crescimento dos artrópodes
Gráfico demonstrando a evolução do crescimento dos artrópodes

A maioria dos animais existentes em nosso planeta pertence a esse filo, que costuma ser dividido em três subfilos: Crustacea (representado pelos tatuzinhos-de-jardim, camarões, lagostas, lagostins, caranguejos, siris, cracas, etc.); Chelicerata (caranguejos-ferradura, aranhas-do-mar, aranhas, opiliões, escorpiões, carrapatos e ácaros); e Uniramia (centopeias e lacraias, piolhos-de-cobra, e os insetos em geral: Classe Insecta).


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Curtidas

0

por Mariana

06 Sep 2014

Compartilhe: