Protostomados e deuterostomados

Você está aqui: Home / Zoologia / Protostomados e deuterostomados

O filo Annelida é um dos representantes dos animais protostomados, cuja boca origina-se do blastóporo
O filo Annelida é um dos representantes dos animais protostomados, cuja boca origina-se do blastóporo

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

O processo de desenvolvimento embrionário é caracterizado por diversas fases, que variam entre os grupos. Entre os animais celomados, em uma dessas etapas, podemos destacar diferenças embriológicas fundamentais que nos permitem dividi-los em dois grupos: deuterostomados e protostomados.

Durante o processo de gastrulação, ocorre um rearranjo de células, formando um tubo denominado arquêntero, que originará futuramente o tubo digestório. O arquêntero comunica-se com o exterior por um orifício denominado blastóporo. Este, em alguns animais, dá origem à boca – nesse caso, os animais são chamados de protostomados. No caso dos animais deuterostomados, o blastóporo origina o ânus, e a boca surge depois a partir de um segundo orifício. Além dessas características, existem outras que caracterizam esses dois grupos, como poderá ser observado a seguir.

Deuterostomados

Entre os deuterostomados (dêuteron: secundário; stoma: boca), estão os filos que apresentam uma clivagem radial – a clivagem ou segmentação do ovo fecundado ocorre paralela ou perpendicularmente ao eixo polar do ovo – e indeterminada. Além disso, apresentam um celoma enterocélico, ou seja, que se forma a partir de dobras do intestino. Os filos são Echinodermata e Chordata.

Protostomados

Entre os protostomados (protos: primeiro; stoma: boca), podemos destacar os filos Arthropoda, Annelida e Mollusca. Estes apresentam uma clivagem espiral – a clivagem ou segmentação do ovo fecundado tende a ser oblíqua ou diagonal ao eixo polar do ovo – e determinada. O celoma dos protostomados é esquizocélico, pois forma-se a partir de fendas da mesoderme.


Por Ma. Helivania Sardinha dos Santos

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: