Reino dos animais

Você está aqui: Home / Zoologia / Reino dos animais

O reino dos animais é o mais representativo dentre os seres vivos
O reino dos animais é o mais representativo dentre os seres vivos

Curtidas

0

por Mariana

Compartilhe:

O Reino dos animais, ou Reino Animalia, como o nome sugere, abriga os animais: seres eucariontes, multicelulares e de nutrição heterotrófica, ou seja, que se alimentam por ingestão. No sistema de cinco reinos, esse taxa é o mais representativo.

Os animais variam muito, em termos de tamanho, formas, cores e habitats. Muitos apresentam simetria bilateral, que ajuda no equilíbrio e na locomoção – esta última é uma característica encontrada na maioria deles. Além disso, o organismo de muitos já se apresenta organizado em sistemas. O sistema nervoso e os órgãos sensoriais, por exemplo, auxiliam bastante os animais na tarefa de se relacionarem com o ambiente em que vivem, facilitando a captura de alimentos, proteção a predadores, dentre outros comportamentos. Quanto à reprodução, a forma mais comum é a sexuada, e há aqueles que se reproduzem tanto assexuadamente quanto sexuadamente.

O estudo dos animais, na Biologia, é chamado de Zoologia. Na educação básica, ela tem como objeto de estudo os nove filos principais, em termos de diversidade: o dos poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes, equinodermos e cordados.

Para facilitar ainda mais o estudo, a Zoologia costuma ser, didaticamente, subdividida em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados. A primeira é responsável pelo estudo dos animais que não possuem espinha dorsal e caixa craniana, ou seja: os oito primeiros listados no parágrafo anterior; sendo os artrópodes os mais representativos. Quanto à Zoologia dos Vertebrados, ela é responsável pelos conteúdos específicos do Filo Chordata, que é dividido em três subfilos: o dos urocordados, cefalocordados e craniados.

Embora o nome sugira, é incorreto dizer que todos os vertebrados possuem vértebras, uma vez que alguns cordados não apresentam tal estrutura, como os representantes dos dois primeiros subfilos citados (urocordados e cefalocordados); e os da Classe Myxine, do subfilo dos craniados, representada pelos peixes-bruxa.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Curtidas

0

por Mariana

Compartilhe: