Vertebrados

Você está aqui: Home / Zoologia / Vertebrados

Os vertebrados são tradicionalmente considerados animais com vértebras
Os vertebrados são tradicionalmente considerados animais com vértebras

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe:

Os vertebrados (Subfilo Vertebrata) são um grupo de animais muito diversificado no Filo Chordata. Esse filo possui animais que apresentam notocorda em pelo menos uma fase de seu desenvolvimento. São encontrados em praticamente todas as partes do planeta e apresentam várias formas corpóreas e hábitos.

Estima-se que existam hoje mais de 56.000 espécies de vertebrados, podendo ser citados como exemplos os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. De acordo com registros fósseis, é possível concluir que esses animais surgiram há cerca de 500 milhões de anos, sendo os primeiros representantes dos peixes sem maxilas (agnatos).

Características principais dos vertebrados

Tradicionalmente, costuma-se dizer que vertebrados são animais que possuem vértebras, entretanto, lampreias e feiticeiras estão incluídas no Subfilo Vertebrata e não apresentam essa característica. Sendo assim, apesar de a maioria dos representantes possuir essa característica, ela não pode ser aplicada para todo o grupo e, por isso, muitos autores preferem a denominação Craniata em substituição à Vertebrata.

Algumas características, no entanto, são comuns a todos os representantes desse grupo. Todos os vertebrados são:

  1. Animais multicelulares;

  2. Animais com tecidos derivados da ectoderme, mesoderme e endoderme;

  3. Animais com simetria bilateral;

  4. Animais celomados;

  5. Animais com tubo digestório completo;

  6. Animais que possuem ânus formado pelo blastóporo (abertura do intestino primitivo);

  7. Animais com endosqueleto.

Classificação dos vertebrados

Podemos classificar os vertebrados em dois grupos principais: os amniotas e os não amniotas. Animais amniotas são aqueles que possuem âmnio envolvendo o embrião, enquanto os não amniotas não possuem essa membrana. O âmnio é responsável por formar o saco amniótico.

  • Não amniotas

    Nesses animais, os embriões são cobertos por membranas produzidas pelo sistema reprodutivo da fêmea. Como exemplo de não amniotas, podemos citar os vertebrados aquáticos, como feiticeiras, lampreias, peixes cartilaginosos, peixes ósseos e anfíbios.

  • Amniotas

    Esses animais apresentam membranas fetais derivadas do próprio embrião e não do trato reprodutivo da fêmea, sendo uma dessas membranas o âmnio. Como exemplo dos amniotas, podemos citar os répteis, mamíferos e aves.

Podemos perceber, portanto, que animais amniotas são, em sua grande maioria, vertebrados terrestres, enquanto os não amniotas são vertebrados aquáticos. Só não podemos classificá-los utilizando o habitat como critério porque animais como tartarugas marinhas e baleias são amnióticos e também aquáticos, e algumas espécies de anfíbios são terrestres.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: