Andropausa

Você está aqui:
Aos 75 anos, os valores médios de testosterona totais correspondem a cerca de 65% dos encontrados em jovens
Aos 75 anos, os valores médios de testosterona totais correspondem a cerca de 65% dos encontrados em jovens

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A andropausa é um termo utilizado para designar um conjunto de sintomas decorrentes da diminuição da testosterona em homens a partir dos 50 anos, sendo mais comum a partir dos 60 anos. A testosterona total começa a decair aos 50 anos, e, aos 75 anos, seus valores médios correspondem a cerca de 65% dos valores encontrados em homens jovens.

A andropausa é um processo multifatorial relacionado à senescência, em que ocorre uma grande variação hormonal, de neurotransmissores, vitaminas, entre outras substâncias que podem afetar a função androgênica nos homens.


Sintomas da andropausa

Alguns dos principais sintomas relacionados à andropausa são:

  • Diminuição do volume testicular;

  • Diminuição da libido e disfunção erétil;

  • Depressão;

  • Aumento do tecido adiposo com o acúmulo de gordura visceral;

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Diminuição do tecido muscular;

  • Diminuição dos pelos corporais;

  • Osteoporose.


Diagnóstico da andropausa

Se o indivíduo apresenta alguns desses sintomas, um médico deverá solicitar alguns exames complementares, como dosagem basal de testosterona, avaliação prostática, entre outros, antes de iniciar o tratamento.


Tratamento

O tratamento consiste em reposição hormonal. Após iniciá-lo, o paciente deve passar por nova consulta em três ou seis meses e, depois, a cada ano para avaliar se o tratamento está surtindo o efeito esperado e verificar possíveis reações adversas.

A reposição hormonal é um tema de muito debate, pois, embora traga alguns benefícios, dando melhor qualidade de vida ao homem, pode causar algumas reações adversas. Diante disso, deve-se avaliar cada caso antes do início do tratamento. Entre os benefícios, podemos citar uma melhoria do humor e da libido, uma melhora na massa óssea, prevenindo fraturas, e o aumento da massa muscular. Entre as reações adversas, podemos citar retenção de líquido, aumento do risco de doenças cardiovasculares, carcinomas prostáticos e ginecomastia ou hipertrofia mamária.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: