Rim

Você está aqui: Home / Anatomia e Fisiologia Animal / Rim

Os rins estão localizados na região posterior abdominal, estando cada um disposto lateralmente à coluna vertebral
Os rins estão localizados na região posterior abdominal, estando cada um disposto lateralmente à coluna vertebral

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

Os rins são órgãos encontrados aos pares na região posterior abdominal, estando cada um localizado lateralmente à coluna vertebral. Apresentam-se na forma de grãos de feijão e possuem dois polos (inferior e superior – sobre esse último localiza-se a glândula suprarrenal). Os rins fazem parte do sistema urinário e são constituídos por unidades excretoras denominadas néfrons.


Funções dos rins

Os rins exercem funções essenciais para o bom funcionamento de todo o organismo. São funções dos rins:

  • Atuam na osmorregulação (regulando a concentração de água e sais no organismo);

  • Atuam filtrando as substâncias tóxicas encontradas no organismo.


Como funcionam os rins

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os rins atuam filtrando o sangue que chega pelas artérias renais, que se ramificam até chegar aos néfrons por meio de capilares. Na região central do rim, localiza-se a pelve renal, para onde a urina produzida segue após sua formação. De cada rim segue um longo canal a partir da pelve, denominado de ureter, que leva a urina até a bexiga, onde a urina fica armazenada até ser eliminada pela uretra.

Todo esse processo tem a influência de hormônios, como a aldosterona, produzida pelas glândulas suprarrenais, e o hormônio antidiurético (ADH), produzido pelo hipotálamo. Esses hormônios atuam na regulação da relação entre o volume dos líquidos corporais e a eliminação da urina (diurese).

Curiosidade: Alterações nesses hormônios podem causar algumas doenças, como a diabetes insipidus. Nesse caso, uma disfunção do hipotálamo causa uma baixa produção de ADH, diminuindo a reabsorção de água pelo organismo e levando a uma grande eliminação de água pela urina. O indivíduo portador dessa doença deve aumentar a sua hidratação para repor a quantidade de líquido perdido.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: