Sistema locomotor

Você está aqui:
O sistema locomotor é o responsável por diversos movimentos realizados pelo corpo
O sistema locomotor é o responsável por diversos movimentos realizados pelo corpo

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

O sistema locomotor é formado pela união de três sistemas atuando em conjunto: esquelético, muscular e articular. Esse sistema permite que os indivíduos realizem diversos movimentos e possam locomover-se, seja em busca de alimentos, fuga de predadores, entre outros.

Sistema muscular: O sistema muscular atua nos movimentos por meio do processo de contração muscular, além de unir as peças ósseas, mantendo a postura do esqueleto. Os músculos são formados por feixes que se fixam, em suas extremidades, a um ponto fixo (origem) e a um ponto móvel (inserção), por meio de tendões e aponeuroses. Os músculos podem ser classificados de diversas maneiras, segundo a sua forma (trapézio, piramidal), ação (adutor, abdutor), função (agonista, antagonista, sinergista), entre outros.

Sistema esquelético: o sistema esquelético é constituído pelos ossos e estruturas relacionadas, como cartilagens e tendões, que, juntos, atuam nos movimentos do corpo. Além do movimento, o sistema esquelético também tem a função de sustentação, proteção, armazenamento de cálcio e fósforo e produção de células sanguíneas. O esqueleto pode ser dividido em axial, constituído pelos ossos que formam o eixo principal do corpo (ossos da cabeça, pescoço, tórax e abdome), e apendicular, constituído pelos ossos que formam os membros. Esses dois esqueletos são unidos pelas cinturas escapular (escápula e clavícula) e pélvica (ossos do quadril).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sistema articular: o sistema articular é constituído pelas articulações ou junturas, estruturas formadas por tecido conjuntivo presentes nos locais onde os ossos se unem, permitindo essa união e auxiliando nos movimentos. As articulações são classificadas de diversas formas, conforme a sua constituição, movimentação, entre outras.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: