Cílios e flagelos

Você está aqui:
Nos espermatozoides, o flagelo atua na locomoção até o óvulo
Nos espermatozoides, o flagelo atua na locomoção até o óvulo

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

Cílios e flagelos são estruturas celulares móveis com características semelhantes que podem ser encontrados tanto em organismos unicelulares, como protozoários, quanto em células de organismos multicelulares, como nos espermatozoides.

Função dos cílios e flagelos

Os cílios e flagelos apresentam funções diferenciadas e dependentes do organismo ou do tipo de célula em que se encontram. Geralmente, eles estão presentes em locais úmidos e, por meio dos movimentos realizados, criam uma corrente no ambiente. Essa corrente pode ser utilizada pelos organismos para a sua locomoção, respiração, captura de alimentos, entre outras funções.

Em mamíferos, podemos encontrar cílios em determinadas regiões do sistema respiratório, como no epitélio de revestimento da traqueia, cujos batimentos auxiliam na remoção de impurezas do ar que ficam presas ao muco desse epitélio.

Constituição de cílios e flagelos

São formados por uma haste constituída por nove pares de microtúbulos periféricos e um par central, envolvidos por uma projeção da membrana plasmática. Na base dessa haste, encontra-se o corpo basal, formado por nove túbulos triplos, semelhante ao centríolo.

Diferença entre cílios e flagelos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Embora a constituição de cílios e flagelos seja semelhante, essas duas estruturas apresentam algumas diferenças básicas:

  • Cílios: são estruturas mais curtas e numerosas e apresentam um movimento do tipo vaivém;

  • Flagelos: são estruturas longas, encontradas em pequeno número e com movimento do tipo ondulatório.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: