Senescência

Você está aqui: Home / Curiosidades de Biologia / Senescência

No outono, principalmente em regiões temperadas, ocorre a senescência foliar em reposta às mudanças climáticas
No outono, principalmente em regiões temperadas, ocorre a senescência foliar em reposta às mudanças climáticas

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A senescência é um período de mudanças relacionado com a passagem do tempo e que afeta a fisiologia do organismo, causando efeitos deletérios (danosos). Essas mudanças podem ser observadas em tecidos e órgãos tanto de plantas quanto de animais.

Senescência em animais

A senescência é considerada o envelhecimento fisiológico e, por isso, traz um aumento da vulnerabilidade com o passar da idade cronológica. Um dos fatores observados na senescência é a perda da fertilidade com o aumento da idade etária.

Como a senescência afeta a fisiologia do organismo, ela interfere na capacidade funcional do organismo, podendo deixar o indivíduo mais suscetível, por exemplo, ao desenvolvimento de doenças crônicas.

Senescência em plantas

As plantas apresentam diferentes tipos de senescência e que podem ocorrer como resposta a diversos fatores. A senescência pode afetar os mais diferentes órgãos ou a até mesmo a planta como um todo após um ciclo reprodutivo, por exemplo (senescência monocárpica).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Entre os tipos de senescência que ocorrem em plantas, podemos destacar a senescência foliar. A senescência foliar é adaptativa e envolve a degradação ordenada dos conteúdos celulares, resultando na mobilização de nutrientes para as partes da planta em desenvolvimento.

A senescência é um processo natural do desenvolvimento. No entanto, muitas vezes, ela é uma resposta ao estresse, como a queda de temperatura que se inicia no outono e segue até o inverno, principalmente em regiões temperadas. Assim, ocorre o processo de abscisão (corte), no qual células específicas do pecíolo diferenciam-se formando uma camada. Essa camada de abscisão faz com que a folha se separe da planta, com isso, o vegetal pode sobreviver durante as condições ambientais adversas, redistribuindo seus nutrientes para as demais partes do organismo.

Diferença entre envelhecimento e senescência

Embora os dois termos sejam utilizados muitas vezes como sinônimos, já que se tratam de mudanças e estão relacionados à passagem do tempo, eles apresentam significados diferentes. O envelhecimento biológico é um processo que já se inicia no nascimento e segue até a morte. A senescência compreende um período de transformações que causam efeitos deletérios.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: