Cólera

Você está aqui:
A cólera é causada por uma bactéria gram-negativa, o <i>Vibrio cholerae</i>
A cólera é causada por uma bactéria gram-negativa, o Vibrio cholerae

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

A cólera é uma doença intestinal infecciosa aguda causada por uma bactéria, cuja transmissão ocorre principalmente pela água. É uma infecção muito grave, pois pode levar o doente a óbito em poucas horas, como decorrência de forte desidratação.

Agente causador

A cólera é causada por uma bactéria gram-negativa, o Vibrio cholerae (vibrião colérico). Existem dois biotipos do Vibrio cholerae, o clássico e o El Tor. O clássico está mais associado aos casos graves da doença, e o El Tor está associado aos casos assintomáticos da doença ou com sintomas leves.

Transmissão

A principal forma de transmissão da cólera é pela água, podendo ser transmitida também na ingestão de água ou alimentos contaminados, crus ou malcozidos. O doente pode transmitir a doença pelo vômito e pelas fezes. O tempo de incubação da doença pode ser de horas até cinco dias, e a sua transmissibilidade pode durar até 20 dias.

Sintomas

Após a contaminação, o vibrião instala-se na parede do intestino, onde se multiplicará. O vibrião produz uma toxina, a toxina colérica (CT), a qual causa forte diarreia, em que as fezes ficam esbranquiçadas e aquosas, sendo comparadas a “água de arroz”, o que constitui o principal sintoma da doença. No entanto, alguns pacientes são assintomáticos, apresentando, muitas vezes, apenas uma diarreia branda.

Os demais sintomas da cólera são:

  • Cólicas abdominais;

  • Náuseas e vômitos;

  • Dores no corpo;

  • Rápida desidratação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A desidratação fará com que o doente sinta sede, apresente cãibras, pele ressecada, entre outros sintomas. Como o doente perde cerca de 2 litros de líquido por hora, ele poderá apresentar diversas complicações, como uma insuficiência renal e ir a óbito em poucas horas, se não tratado adequadamente.

Tratamento

Assim que aparecerem os sintomas, deve-se procurar um médico para uma melhor avaliação e iniciar a reidratação e tratamento com antibióticos.

Profilaxia

A principal forma de prevenir e erradicar a cólera é manter boas medidas de higiene e saneamento básico:

  • Ingerir apenas água tratada, filtrada ou fervida;

  • Lavar com produtos à base de cloro os alimentos que serão ingeridos crus, como frutas, verduras e legumes;

  • Lavar bem as mãos antes de preparar e ingerir alimentos;

  • Tratamento adequado de dejetos, entre outros.

Existe também uma vacina, no entanto, seu efeito dura poucos meses e apresenta baixa eficácia na imunização.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: