Infecção

Você está aqui: Home / Doenças / Infecção

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza.
A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza.

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Uma infecção acontece quando um agente infeccioso entra no nosso corpo. Normalmente, nosso organismo apresenta formas de evitar a progressão de uma infecção, mas nem sempre essa defesa consegue barrar o problema. Quando a infecção gera danos à nossa saúde, temos uma doença infecciosa.


Agentes infecciosos

Os agentes infecciosos são aqueles responsáveis por uma infecção. Existe uma grande variedade de agentes infecciosos, entre os quais podemos citar:

Os vírus são um exemplo de agente infeccioso.
Os vírus são um exemplo de agente infeccioso.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale salientar que muitos agentes infecciosos entram em contato com nosso organismo, mas nem sempre progridem para uma doença infecciosa em decorrência do sucesso dos nossos sistemas de defesa. De maneira geral, podemos dizer que o número de indivíduos expostos à infecção é bem maior do que aqueles que realmente desenvolvem a doença.

Leia também: Infecção urinária


Defesa do organismo contra infecções

Nosso corpo apresenta mecanismos de defesa que visam a evitar uma infecção. Entre essas defesas, podemos citar a pele, que funciona como uma barreira física, as células de defesa e os anticorpos.

A pele atua como uma barreira natural, revestindo nosso corpo. Entretanto, quando lesionada, pode ser uma porta de entrada para agentes patogênicos. Além da pele, nosso corpo conta com outras barreiras chamadas membranas mucosas, que revestem as vias respiratórias e o sistema digestório. Essas mucosas apresentam, geralmente, secreções formadas por substâncias que ajudam a matar agentes patogênicos.

O sistema imune é uma das nossas principais armas contra infecções, pois atua na identificação do organismo invasor e na sua destruição. Algumas células, por exemplo, apresentam a capacidade de englobar e digerir organismos patogênicos, processo conhecido como fagocitose. Outras células, como plasmócitos (linfócitos B diferenciados), produzem uma proteína chamada anticorpo, que se liga a um antígeno (molécula que pode ligar-se aos anticorpos), desencadeando sua destruição, inativação ou sinalização para que outras células realizem fagocitose.

Leia também: Sistema imunológico humano

Percebemos, portanto, que os agentes infecciosos causam infecções, entretanto, essas infecções podem ou não desencadear doenças infecciosas. Para proteger nosso corpo contra essas infecções contamos com o sistema imune.

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: