Dia fértil

Você está aqui: Home / Embriologia e reprodução humana / Dia fértil

A ovulação ocorre cerca de 13 a 15 dias antes da próxima menstruação
A ovulação ocorre cerca de 13 a 15 dias antes da próxima menstruação

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

O dia fértil é aquele em que a mulher está mais propensa a engravidar dentro do seu período fértil. Esse dia é difícil de ser determinado com exatidão, mas pode ser estimado, como veremos a seguir.


Período fértil

Cerca de cinco a sete dias após o primeiro dia de uma menstruação, um folículo maduro, contendo o ovócito secundário, torna-se o dominante desse novo ciclo reprodutivo. Esse folículo cresce até cerca de 20 mm de diâmetro e, então, libera o ovócito secundário que será captado pela trompa uterina.

O ovócito secundário poderá ser fecundado em um período que vai de 24 a 72 horas após a sua liberação. No entanto, os espermatozoides podem permanecer vivos no sistema genital feminino por cerca 72 horas após a relação sexual. Assim, a mulher estará propensa a engravidar se tiver uma relação 72 horas antes da ovulação e até 36 horas depois, sendo este o seu período fértil.

É difícil determinar exatamente o dia fértil, pois, embora se saiba que a ovulação ocorre cerca de 13 a 15 dias antes da próxima menstruação, os ciclos podem variar entre 21 e até 35 dias.


Características do período fértil

Algumas mudanças fisiológicas, estimuladas por hormônios como estrogênio e a progesterona, podem ocorrer no período fértil, o que pode contribuir para que a mulher que deseja engravidar possa programar-se, como:

  • Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Aumento de cerca de 0,5 °C na temperatura corporal logo após a ovulação;

  • Aumento na produção de muco transparente alcalino e elástico;

  • Aumento do volume das mamas (torna-se máximo próximo à menstruação), entre outras.

Essas características podem auxiliar a mulher a conhecer o próprio corpo e a programar-se para uma possível gravidez. Entretanto, essas características não devem ser consideradas para quem quer evitar a gravidez. Para isso, outros métodos contraceptivos, como as camisinhas masculina e feminina, são mais indicados.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: