Tontura e vertigem

Você está aqui: Home / Saúde e bem-estar / Tontura e vertigem

A tontura caracteriza-se pela sensação de instabilidade do corpo
A tontura caracteriza-se pela sensação de instabilidade do corpo

Curtidas

0

Comentários

0

por Vanessa

Compartilhe:
Por Vanessa Sardinha

Perder o equilíbrio do corpo é uma situação comum, que é causada, muitas vezes, por alterações na pressão, traumas, medicamentos ou simplesmente porque ficamos um grande período de tempo sem nos alimentar. Muitas pessoas, no entanto, não sabem se sofreram com uma tontura ou se a situação pode ser definida como uma vertigem. Por essa razão, vamos diferenciá-las neste texto!

Diferença entre tontura e vertigem

A tontura é a situação em que o paciente apresenta instabilidade e uma sensação de que cairá a qualquer momento. Ela pode vir acompanhada de uma sensação de rotação ou não (tontura não rotatória). Nos casos de tontura rotatória, dizemos que ela é uma vertigem, uma condição que acomete cerca de 10% de toda a população mundial.

A vertigem, portanto, nada mais é do que uma tontura que apresenta uma ilusão de que o ambiente está rodando. É uma situação mais intensa que a simples tontura, pois pode desencadear também outros problemas, como vontade de vomitar e sudorese fria.

A vertigem pode ser classificada em central ou periférica. Quando a vertigem é central, ocorre uma lesão no núcleo vestibular ou nas demais projeções superiores. Nas vertigens periféricas, o problema está relacionado com estruturas labirínticas e nervo vestibular.

O que pode causar a tontura e a vertigem?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A tontura não rotatória pode estar relacionada com problemas como jejum prolongado, que causa hipoglicemia, e também com quedas de pressão. Ela também pode estar ligada a problemas nos órgãos do ouvido interno relacionados com o equilíbrio do corpo (sistema vestibular). A vertigem, por sua vez, pode ter diversas causas, como uso de medicamentos, tumores, enxaqueca, esclerose múltipla, acidente vascular de cerebelo ou tronco, labirintite bacteriana, trauma craniano e crises epiléticas vestibulares.

O que fazer em casos de tontura ou vertigem?

Sempre que sentir tontura ou vertigem, é importante procurar um médico para avaliar a causa do problema. Apesar da grande maioria dos desequilíbrios corporais ocorrerem em decorrência de problemas simples, como jejum prolongado, existem desequilíbrios que ocorrem em virtude de problemas graves. Verificar a causa do problema de maneira precoce pode evitar o agravamento de doenças sérias.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Curtidas

0

por Vanessa

Compartilhe: