Piracema

Você está aqui:
Durante a piracema, os peixes deparam-se com vários obstáculos, como as cachoeiras
Durante a piracema, os peixes deparam-se com vários obstáculos, como as cachoeiras

Curtidas

0

Comentários

0

por Helivania

Compartilhe:
Por Helivania Sardinha dos Santos

Piracema é o movimento de migração dos peixes durante o período reprodutivo, no qual eles deslocam-se do sítio de alimentação até o lugar onde realizam a desova.

Como ocorre a piracema?

Esse movimento é complexo, no entanto, um modelo clássico de migração, elaborado a partir de estudos de padrões migratórios, mostra que o deslocamento é feito no sentido de jusante para montante, ou seja, em direção às cabeceiras da bacia hidrográfica, onde as chances de sobrevivência dos filhotes são maiores. Durante esse movimento de subida do rio, ocorrem a queima de gordura corporal dos peixes e o estímulo para a produção de hormônios que amadurecem os órgãos sexuais. Esse movimento migratório é de extrema importância para a manutenção da abundância dos peixes nas lagoas e rios.

Quando ocorre a piracema?

A piracema ocorre nos períodos chuvosos, também chamado de período de águas altas. No Brasil, esse movimento geralmente acontece durante o verão, quando as águas estão mais quentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A piracema e seus obstáculos

O caminho percorrido pelos peixes durante a piracema é perigoso e cheio de obstáculos. Há a presença de obstáculos naturais em razão da topografia do rio, como a presença de cachoeiras, no entanto, há ainda as barreiras construídas pelo homem. Entre elas, destacamos a construção de hidrelétricas. As hidrelétricas não apenas afetam os cursos dos rios e o seu fluxo de água, como também se tornam barreiras, impedindo a livre passagem dos peixes, e podem alterar, assim, a rota migratória de muitas espécies.

Outro obstáculo a ser transposto é o da pesca predatória. Por causa da grande movimentação de peixes, muitos pescadores aproveitam esse período para realizar suas pescarias. Diante disso, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publica portarias estabelecendo as espécies que não podem ser pescadas nesse período, além da quantidade e tamanhos permitidos para a pesca de outras espécies. A pesca somente é permitida para pescadores amadores com a utilização de varas com molinetes ou caniço simples e seguindo o que foi determinado na portaria do Ibama. O descumprimento das leis de pesca durante a piracema acarreta ao infrator a aplicação de multa, detenção e processo federal.

Curtidas

0

por Helivania

Compartilhe: